Cacimba Cercada/AL

Home/Cacimba Cercada/AL

Cacimba Cercada/AL

Fundada em 1940 e situada a 18 km de distância do município de Mata Grande, em Alagoas, a comunidade Cacimba Cercada é habitada por cerca de 560 pessoas, divididas em 140 famílias, sendo que as mulheres representam a maior parte dos comunitários.

As principais atividades econômicas que a comunidade desenvolve são: a agricultura de subsistência e a criação de animais.

Os principais alimentos produzidos na comunidade são: feijão de arranca, de corda, abóbora, andú, batata doce e mandioca.

A comunidade declara como bens coletivos a capela e a sede da associação de moradores.

Na área da educação, Cacimba Cercada  possui escola de com ensino da 1ª à 4ª e Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos.

A saúde dos comunitários é acompanhada por agentes de saúde que realizam campanhas de vacinação e planejamento familiar. Entretanto não há posto de saúde no local. Além disso, praticas de cura tradicional são mantidas na comunidade, com ervas medicinais e benzedeiras.

A comunidade dispõe de rede pública para abastecimento de água, com frequência de  fornecimento de três vezes por semana. A minoria das casas possui cisterna. Em relação ao esgotamento das casas, a maior parte utiliza fossas sépticas.

A internet na comunidade pode ser acessada por através do Telecentro, que funciona regularmente.

Os aspectos culturais e tradicionais mais marcantes são: a festa do padroeiro, a quadrilha e a banda de pífano.

Os programas sociais que atendem à comunidade são: o Bolsa Família e o PRONAF.

OBSERVAÇÃO: informações extraídas do diagnóstico comunitário participativo, aplicado na comunidade em julho de 2015.

Fotos: Helena Rodrigues e Edenilton Silva.


Share This:

Leave A Comment