A JORNADA 

A Jornada das Comunidades é uma tecnologia social desenvolvida pelo Laboratório Herbert de Souza – Tecnologia e Cidadania (LABetinho) da Coppe/UFRJ e pelo COEP – Rede Nacional de Mobilização Social, com o apoio e a certificação da Fundação Banco do Brasil, que visa envolver os membros da Rede Comunidades Semiárido na construção de diagnósticos e proposição de caminhos e ações concretas para o desenvolvimento socioeconômico e humano local.

A Rede Comunidades Semiárido é formada por mais de 80 comunidades de agricultores familiares de sete dos estados nordestinos localizados na região semiárida do Brasil: Alagoas, Sergipe, Piauí, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

A proposta é aprofundar as capacidades de jovens lideranças das comunidades formando um grupo forte de mobilizadores locais que contribuam para o surgimento de ações coletivas em prol do desenvolvimento local.

A edição 2019/2020 da Jornada propõe a realização, pelas equipes comunitárias, de 6 desafios que envolverão a mobilização de suas próprias comunidades e de outras vizinhas, a realização de diagnósticos situacionais, o apontamento e análise de uma demanda da comunidade, a proposição e realização de uma ação em resposta a essa demanda, o apontamento e análise de uma segunda demanda e finalmente a proposição e realização de outra ação em resposta a essa segunda demanda.

A capacitação dos jovens vem sendo realizada por meio de oficinas presenciais, cursos à distância, monitoramento e acompanhamento em campo e por meio de conferências via web.

Espera-se que ao final da jornada as comunidades participantes tenham realizado pelo menos duas ações coletivas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida. As cinco temáticas principais,consideradas como eixos das ações a serem propostas foram definidas com base no escopo dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. São elas: 1) Saúde Coletiva e Bem Estar, 2) Educação, 3) Segurança Alimentar e Nutricional, 4) Água, Saneamento e Meio Ambiente, e, 5) Mulheres e Jovens.