As Jornadas

Home/As Jornadas

As Jornadas são gincanas virtuais criadas para tornar mais divertidas e atraentes as atividades que fazem parte do escopo da Rede Comunidades Semiárido. Realizadas por meio das redes sociais, as Jornadas buscam atrair os jovens e motivar as comunidades para a realização das atividades estratégicas da Rede.

Nas Jornadas, cada atividade da Rede ganha o formato de uma Tarefa, com pontuação, prazos e regras específicas para o seu cumprimento. No final, são premiadas as comunidades que conquistarem mais pontos em cada Jornada.

JORNADA2017 – PROJETANDO SONHOS
A partir de abril de 2017

JORNADA DE EXPANSÃO DAS COMUNIDADES
Julho de 2014 a agosto de 2015

Realizada entre julho de 2014 e agosto de 2015, a Jornada de Expansão das Comunidades teve como principal objetivo aumentar o número de comunidades e fortalecer a Rede Comunidades Semiárido, por meio de um processo colaborativo em que as participantes mais antigas trabalharam para mobilizar e integrar novas comunidades ao grupo. Como resultado, ao final da Jornada a Rede foi ampliada de 30 para 85 comunidades.

Principais tarefas da Jornada:

Indicação de novas comunidades: As comunidades antigas deveriam elas mesmas realizar a indicação e mobilização de novas comunidades para integrarem a rede, levando em consideração fatores como distância, dificuldades de deslocamento, nível de organização das indicadas e, o mais importante, demonstração de interesse.
Foram indicadas 82 novas comunidades, sendo  que nem todas deram continuidade ao processo de integração à Rede.

indicacao

Reunião de apresentação: feita logo após a indicação das novas comunidades, a reunião de apresentação foi um encontro entre as comunidades, para que as novas comunidades pudessem conhecer melhor o projeto e as ações do COEP e da Rede.
Foram realizadas 60 reuniões de apresentações.

reuniao

Assinatura do Termo de Adesão: Após a reunião de apresentação, a próxima atividade foi a Assinatura do Termo de Adesão, que formalizou a aliança entre a nova comunidade e a Rede Comunidades Semiárido. A comunidade e a Rede se comprometem a cooperarem em ações voltadas para o desenvolvimento comunitário e a melhoria da qualidade de vida.
Foram realizadas 57 assinaturas dos Termos de Adesão.

termo

Formação dos Comitês Mobilizadores: atividade subseqüente à Assinatura do Termo de Adesão. Para que as atividades coletivas das comunidades que fazem parte da Rede possam ser viabilizadas, é incentivada a formação de grupos de lideranças locais – os Comitês Mobilizadores. O grupo tem, entre as suas funções, mobilizar a comunidade e organizar e acompanhar o andamento das ações do Programa Comunidades Semiárido. Os Comitês reúnem representantes de ambos os gêneros, jovens e adultos, e inclui a presidente da associação comunitária.
53 comunidades novas formaram seus comitês mobilizadores.

comite2

Questionário do Diagnóstico Comunitário Participativo: O Questionário é uma ferramenta para identificar junto com as comunidades, eventuais demandas e potencialidades (forças e oportunidades disponíveis), ao mesmo tempo em que também servirá como uma maneira de refletir sobre os caminhos e ações a serem tomadas futuramente na solução de problemas.

termo4

Foram realizadas duas atividades relacionadas ao questionário:
Oficina Online de Diagnóstico Comunitário  Participativo
Foi um espaço criado para a discussão e a elaboração coletiva do questionário.
O conteúdo foi dividido em quatro módulos, abordando direitos e desenvolvimento sustentável, processo diagnóstico, ações de mobilização e o uso do questionário como ferramenta. Ao fim foi montado um questionário com cerca de 80 perguntas enviadas pelos participantes.
A oficina contou com a participação de 215 comunitários.

Aplicação do Questionário
A aplicação do questionário deveria contar com o maior número possível de pessoas das comunidades. Os comitês mobilizadores deveriam trabalhar em conjunto com as associações de suas comunidades para mobilizar os moradores para participarem.
Foram aplicados 70 questionários nas comunidades novas e antigas.

Ganhadores da Jornada de Expansão das Comunidades:
Comunidades antigas
1º lugar – Redondo/PB
2º lugar – Anauá/CE
Comunidades novas
1º lugar – Serra do Meio/AL e Tabuleiro/AL

Leia mais

JORNADA JUNTOS E MISTURADOS
Janeiro a outubro de 2016

A Jornada Juntos e Misturados foi realizada no período de janeiro a outubro de 2016. Teve como objetivo a formação de jovens lideranças comunitárias e a capacitação destes para exercerem a atividade de correspondentes das suas comunidades, ampliando as possibilidades de comunicação, divulgando e valorizando suas realidades locais, os elementos culturais das suas comunidades e as boas práticas de desenvolvimento local.

Dentro da Jornada, foram trabalhados os seguintes temas: Resgate e valorização das culturas regionais; Direitos e ativismo social; Políticas públicas para o semiárido; Mobilização, redes e cidadania; Vídeos de bolso; Técnicas de redação; Linguagens não verbais – fotografia e vídeo.

img_1524

 

Ganhadores da Jornada Juntos e Misturados:
1º lugar – Solidão/PI
2º lugar – Batalha/PB
3º lugar – Riacho de Pedra/PE
4º lugar – Tabuleiro/AL

 

Leia mais

Share This:

Leave A Comment