Baixa do Novilho/RN

Home/Baixa do Novilho/RN

Baixa do Novilho/ RN

“A comunidade surgiu devido aos moradores de um povoado chamado São Geraldo terem invadido as terras de uma fazenda em 1997. O seu primeiro nome foi Primeiro Ponto. No entanto, no decorrer do acampamento que foi se formando, as pessoas foram percebendo que as terras não eram planas e se tratava de uma baixa funda, na qual os novilhos de gado pastavam. Então, esse foi o nome que ficou conhecido.”

por Ana Patricia Souza

Perfil da comunidade

Fundada em 1997, a comunidade Baixa do Novilho fica localizada a 36 km do município de João Câmara, no Estado do Rio Grande do Norte. A comunidade possui 300 moradores e está dividida em 88 famílias. A população é composta em maior parte por homens.

As principais atividades econômicas que a comunidade desenvolve são: a agricultura de subsistência, a agricultura comercial e a criação de animais. O índice de pessoas que trabalham fora da comunidade é médio, geralmente em atividades na construção civil.

Os alimentos produzidos na comunidade são: feijão, milho, verduras, batata doce, macaxeira, frutas, ovos, galinha caipira e suíno.

A comunidade possui alguns bens coletivos como três poços artesianos, um reservatório de água com capacidade de 30.000 L, uma casa forrageira, um posto de saúde (estrutura física) e uma casa sede.

Baixa do Novilho possui escola de com ensino da 1ª à 4ª série.

A saúde dos comunitários é tratada pelo programa Estratégia da Saúde Familiar, além de possuir um posto de saúde contar com o acompanhamento freqüente dos agentes de saúde.

A comunidade não dispõe da rede pública para abastecimento de água, assim , outros recursos são necessário para suprir a carência de água como poços e carros-pipa. A maioria das casas possui cisterna para armazenamento de água.

Os programas sociais que atendem à comunidade são: o Bolsa Família, o PRONAF e o Programa Garantia Safra.

OBSERVAÇÃO: informações extraídas do diagnóstico comunitário participativo, aplicado na comunidade em julho de 2015.

Fotos: Ana Patricia


Share This:

Leave A Comment