Cachoeirinha – Agrovila I/SE

Cachoeirinha I  é uma comunidade que fica localizada a 55  km do município de Gararú, no Estado de Sergipe. A comunidade possui 70 moradores e está dividida em 24 famílias.

As principais atividades econômicas que a comunidade desenvolve são: a agricultura de subsistência, a agricultura comercial  e a criação de animais. O índice de pessoas que trabalham fora da comunidade é baixo, geralmente em atividades na construção civil, no comércio e como agentes de saúde. Na comunidade são produzidos e criados: Feijão, milho, legumes, frutas, leite, galinha, ovelha, porco e boi.

A comunidade dispõe de alguns bens coletivos como o trator, o salão da comunidade, o salão de tanque de leite, o salão banco de semente e uma moto.

Na área da Saúde, a comunidade é atendida pelo programa Saúde da Família e Mais Médicos.

A comunidade dispõe de rede pública para abastecimento de água, com fornecimento diário. A minoria das casas possui cisterna. Em relação ao esgotamento das casas, a maior parte utiliza fossas sépticas.

Os programas sociais que atendem à comunidade são o Bolsa Família, o Pronaf, o Programa Garantia Safra e o Programa Nacional de Alimentação Escolar.

OBSERVAÇÃO: informações extraídas do diagnóstico comunitário participativo, aplicado na comunidade em julho de 2015.

Fotos: Givaldo Santos