Cachoeirinha II/SE

Cachoeirinha II é uma comunidade que fica localizada a 45  km do município de Gararú, no Estado de Sergipe. A comunidade possui 250 moradores e está dividida em 75 famílias.

A comunidade por ser rural, sobrevive basicamente da agricultura de subsistência, da criação de animais e do artesanato. Há um índice médio de pessoas que trabalham fora da comunidade, geralmente em atividades na construção civil e de serviços gerais. Na comunidade são produzidos: feijão e milho.

Na área da educação, a comunidade possui escola com ensino da 1ª à 4ª série e o projeto de incentivo à leitura Arca das Letras.

A saúde dos comunitários é tratada pelo programa Saúde da Família, além de possuir acompanhamento freqüente dos agentes de saúde que realizam campanhas no local.

A comunidade dispõe de rede pública para abastecimento de água, entretanto não há uma regularidade no fornecimento. Assim, conta com o recurso do carro-pipa para suprir a falta de água. Em relação ao esgotamento das casas, a maior parte utiliza fossas sépticas.

Os programas sociais que atendem à comunidade são: o Bolsa Família, o Pronaf, o Programa Garantia Safra e o Programa de Crédito Fundiário e Combate à Pobreza Rural.

OBSERVAÇÃO: informações extraídas do diagnóstico comunitário participativo, aplicado na comunidade em julho de 2015.

Fotos: Natalia Santos