As comunidades

Home/As comunidades

FALA NÓS

Cleonete Cavalcante – Baixa do Morro/PI

“Oportunidade de desenvolvimento e aprendizagem juntamente com todas as comunidade.”

Taiza Ferreira – Lagoa de Dentro/PB

“Já éramos grandes sonhadores e a terra era nossa vida (ainda é), chão sadio que nos dá alimento e força para continuar acreditando nos pequenos grandes produtores. Porém, éramos isolados, cada um por si. Qual foi nossa supresa, quando disseram que juntos éramos uma rede.”

Ana Patricia Souza – Baixa do Novilho/RN

“Não tínhamos visto, apesar de sermos uma comunidade associativa, a necessidade de ações coletivas para o desencadeamento desse processo evolutivo.

Permitiu para nós, mais jovens, a oportunidade de nos inserirmos também na vida associativa: o que ocorre com ela, como funciona, o que se pode ser feito conjuntamente.”

Robson de Jesus – Barro Vermelho/PI

“Foi como uma espécie de peça-chave, a peça fundamental para auxiliar e para ajudar no desenvolvimento da nossa comunidade. A cada tarefa e a cada protejo, não só eu, mas toda a minha comunidade, está adquirindo muito mais conhecimento.”

Mara Vianna – Covões de Baixo/PI

“Oportunidade de participar, seja com participação em cursos ou com ajuda à associação da minha comunidade, com objetos e informações passadas aos nossos caros agricultores e agricultoras que fazem parte da mesma. Muito grata por tudo isso e por ter todos em minha vida.”

Antonya Carvalho Silva – Sitiozinho/PI

“Com a ajuda da Rede, vamos ter grande oportunidade para nossa comunidade evoluir e ter grande progresso.”

Gilvania Oliveira – Retiro II/SE

“Com ajuda da Rede teremos uma grande oportunidade de nossa comunidade se destacar nos seus atrativos e ter um grande progresso para todos nós moradores.”

Edivaldo Melo – Retiro II/SE

“A vinda da Rede trouxe para nossa comunidade mais união e organização, pois todos se mobilizam para realizar as tarefas.”

Edivânia Sousa – Capim/AL

“Oportunidade de buscar transformação, conhecimento, novas culturas e saberes, valorizando as riquezas de cada comunidade através das tarefas, com a participação coletiva de todos numa ação conjunta mobilizadora.”

Lia Araujo – Serra das Viúvas/AL

“Estou muito feliz em estar atualmente fazendo o intercâmbio entre a comunidade e a Rede, que tem nos ajudado ainda mais na mobilização e divulgação dos diversos aspectos da comunidade.”

Jailma Gonçalves – Tabuleiro/AL

“(Re)conhecimento da nossa própria cultura que anda despercebida ultimamente, dos saberes popular, das nossas riquezas locais, (re)conhecimento das nossas potencialidades enquanto cidadãos, tudo isso faz com que possamos valorizar e progredir no desenvolvimento das nossas comunidades, que muitas vezes são esquecidas pelo poder público.”

Valdir Ferreira – Cocos/PB

“Uma pequena mensagem: o que você fizer, faça com amor.”

Helena Rodrigues – Cacimba Cercada/AL

“Ter a capacidade de trabalhar bem em equipe, mostrar humildade, tolerância, inteligência emocional e companheirismo.
Ninguém é nada sozinho e, se queremos fazer algo grande, importante e que nos traga orgulho, precisamos fazer em equipe. Alcançar o sucesso com um esforço coletivo é muito mais prazeroso.”

Cícera Soares – Covões de Baixo/AL

“Resgatar nossa cultura, tradição, costumes, conhecimentos, saberes… Muitas vezes todas essas características que temos eram esquecidas e nos tornava pobres nesses aspectos. Além dos cursos, que abordam temas maravilhosos de se discutir, e uma série de outras coisas. E tudo isso é o que nos mantém organizados em busca de uma qualidade de vida melhor para todos. Isso através da nossa evolução no decorrer do tempo. Como falei, acreditamos sim que é possível, pois temos exemplos de comunidades.”

Lindiane Santos – Retiro II/SE

“Não só aprender, como passar experiência para minhas filhas, que mais na frente possam se interessar, estarmos juntos aprendendo e passando para os amigos e colegas. Poderíamos ir muito longe, aprendendo mais e passando o que aprendemos para os amigos dos nossos amigos.”

Vanessa Oliveira – Olho ‘Água/CE

“A comunidade passou a reconhecer a importância da mobilização, da solidariedade, do trabalho coletivo e das tecnologias sociais para melhor desenvolver nossa comunidade. ”

Lais Santos – Cachoeirinha II/SE

“Estamos nos esforçando para que possamos cada dia mais ser conhecidos juntos. Os cursos são de ótima qualidades e que a atuações da Rede é de grande importância. ”

Monica Santos – Cachoeirinha II/SE

“Posso dizer que a Rede vem transformando e engrandecendo a vida das comunidades.”

Abigail Isaura – Camboa/PE

“Somos gratos por ter a Rede conosco aqui na comunidade, nos ajudando e nos desenvolvendo ainda mais.”

Alice Medeiros -Mercador/AL

“Vem ajudando no desenvolvimento da nossa comunidade e a resgatar ainda mais as nossas culturas e costumes. É um grande aprendizado de conhecimentos e oportunidades.”

Paula Lima – Oitis/CE

“Ser membro da Rede é gratificante e recompensador. Este grupo é interessante para conhecermos melhor a realidade que nos rodeia. Sendo assim, posso construir laços com diferentes pessoas e tornar a vida mais legal.

Atento -me para as condições de vida do outro e compartilho saberes e ideais. Sou Paula Lima, moro na comunidade de Oitis, Ceará, e me sinto feliz em fazer parte dessa família!”

Natalia Santos – Cachoeirinha II/SE

“Fico imensamente feliz pelo apoio e determinação da Rede em fazer das comunidades um lugar melhor e unir as pessoas.

Fico também muito contente de mostrar para as pessoas de outros estados o conhecimento que temos da região, nossas paisagens, mostrar um pouco mais das belezas da nossa ‘casa’. E também por conhecer a cultura de outras regiões.”

Marta Vieira – Cachoeirinha II/SE

“Através da Rede estamos dando mais valor à nossa cultura, vendo o quanto é bela. Porque, de tanto vivenciá-la, não olhávamos os detalhes da nossa cultura.

E agora com a Rede, temos a oportunidade de fazermos cursos e fazemos tarefas, que, por sinal, são ótimas – e ainda somos recompensados pelo nosso trabalho !!

Obrigada a todos e parabéns pelo belíssimo trabalho !!”

Erica Luzia – Cachoeirinha II/SE

“Posso dizer que depois que começamos a participar do grupo muita coisa mudou, pois podemos conhecer as culturas de outros estados e também reconhecer a nossa própria cultura.

Fico imensamente feliz pelo apoio e determinação em fazer das comunidades um lugar melhor e de unir as pessoas.”

Rosaliny Caldeira – Batalha/PB

“Sou muito grata por participar deste grupo. Nos ajudou muito no desenvolvimento da minha comunidade. É um grupo de aprendizado e de conhecimento.”

5 (100%) 2 votes

Share This: