Covões de Baixo/AL

Home/Covões de Baixo/AL

Covões de Baixo/AL

“A comunidade Covões de Baixo surgiu há alguns anos atrás, mais ou menos no ano 1970. E o nome Covões de Baixo é devido à sua divisão com outra comunidade, que tem como nome Covões de Cima. Em meio às duas comunidades há uma baixa – que os mais idosos geralmente chamavam de covão, aí surgiu o nome Covões. A população da comunidade é de mais ou menos 200 habitantes. É predominante a criação de animais (galinhas, porcos, bode, ovelhas, bois, etc). Cultivamos milho, feijão, etc. As pessoas que residem na comunidade são agricultores. A comunidade é rica em fontes de mineração de água saloba. A religião que predomina é a Católica, entre outras características.”


por Cícera Soares

Perfil da comunidade

Fundada em 1920 e situada a 13 km de distância do município de Água Branca, em Alagoas, a comunidade Covões de Baixo é habitada por cerca de 200 pessoas, divididas em 50 famílias, sendo que as mulheres representam a maior parte dos comunitários.

As atividades econômicas desenvolvidas na comunidade são a agricultura de subsistência, a criação de animais e o artesanato.

A comunidade possui escola da 1a à 4a série e programa de alfabetização.

Não há posto de saúde local. A comunidade é atendida por agentes de saúde, integrantes do programa Agente Comunitário de Saúde.

A comunidade dispões de rede pública de abastecimento, com fornecimento semanal de água (nenhuma casa possui cisterna).

OBSERVAÇÃO: informações extraídas do diagnóstico comunitário participativo, aplicado na comunidade em julho de 2015.

Fotos: Cícera Soares.


Share This:

Leave A Comment