Furnas/PE

A comunidade Furnas  foi fundada em 1980 e fica localizada a 12 km do município de Surubim, no Estado de Pernambuco. São 692 moradores divididos em 220 famílias, sendo a maioria da população composta por mulheres.

As principais atividades econômicas desenvolvidas na comunidade são: a agricultura de subsistência, agricultura comercial, artesanato, comércio e a criação de animais. O índice de pessoas que trabalham fora da comunidade é baixo.

Os principais alimentos produzidos na comunidade são: feijão, milho, fava, batata, macaxeira, mandioca e jerimum.

A comunidade possui escola com ensino da 1ª à 4ª série e programa de alfabetização de jovens e adultos. Além disso, está disponível um Telecentro com acesso à internet.

Há também um posto de saúde que funciona em horários regulares e conta com acompanhamento freqüente de agentes de saúde que realizam campanhas de vacinação e combate à dengue.

Furnas dispõe da rede pública para abastecimento de água que ocorre duas vezes por semana. Outros recursos são necessários para suprir o consumo diário como açudes, barreiros e carros-pipa. A maioria das casas possui cisterna.

Os programas sociais que atendem à comunidade são: o Bolsa Família, o PRONAF eo Programa nacional de Alimentação Escolar.

OBSERVAÇÃO: informações extraídas do diagnóstico comunitário participativo, aplicado na comunidade em julho de 2015.

Fotos: Josy Reis