Itaizinho/ PI

Itaizinho é uma comunidade que fica a 30 Km de distância do município de Paulistana, no Estado do Piauí. Na comunidade vivem cerca de 250 pessoas divididas em 74 famílias. A maioria da população é composta por mulheres.

Fundada em 1959, atualmente as principais atividades desenvolvidas são: a agricultura de subsistência, agricultura comercial e a  criação de animais. O índice de pessoas que trabalham fora da comunidade é alto, geralmente em atividades na construção civil, trabalhos domésticos e na indústria. Na comunidade são produzidos: milho, feijão, abóbora, mandioca, melancia, e hortaliças.

Na área de educação, em Itaizinho é possível freqüentar escolas com ensino da 1ª à 4ª série e da 5ª à 8ª série, ensino médio, creche e programa de alfabetização de jovens e Adultos. O acesso à internet na comunidade é feito por meio do Telecentro.

A comunidade possui um posto de saúde e é atendida pelos programas Saúde da Família e Mais Médicos.

A água é fornecida pela rede pública três vezes por semana. Outros recursos também são utilizados para suprir consumo diário como água de poço. A comunidade também possui um açude público e um reservatório com água para consumo da população. A maioria das casas possui cisterna.

Os programas sociais que atendem à comunidade são: o Bolsa Família, o PRONAF,o Programa Garantia Safra., o Programa de Incentivo à Produção de Agricultura e Consumo de Leite e o Programa Mais Alimentos.

OBSERVAÇÃO: informações extraídas do diagnóstico comunitário participativo, aplicado na comunidade em julho de 2015

Fotos: Railka Sá