TAREFAS

TAREFA 8 – PRÊMIO BETINHO IMAGENS DE CIDADANIA
| Em andamento

No dia 20 de agosto completaram-se 20 anos da morte do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. Um dos fundadores do COEP, Betinho foi um dos grandes defensores da democracia e da participação cidadã como instrumentos para construção de uma sociedade mais justa.

Nessa tarefa, vocês devem produzir um vídeo sobre um dos cinco princípios que, de acordo com Betinho, definem a democracia: 
IGUALDADE, DIVERSIDADE, PARTICIPAÇÃO, SOLIDARIEDADE e LIBERDADE.

ATENÇÃO:
Além de pontuarem na Jornada, os vídeos produzidos irão concorrer ao Prêmio Betinho Imagens de Cidadania, cuja premiação é:
• O 1º lugar ganha um troféu e um aparelho celular, com as seguintes configurações: memória RAM 3 GB, processador octa-core 1.9 Ghz, bateria 3000 mAh, sistema
operacional Android 6.0, memória interna 32 GB, câmera frontal 16 MP e câmera traseira 16 MP.
• O 2º e 3º colocado irão receber troféus e o box “Os Caminhos da Democracia”, contendo cinco DVDs com mais de trinta horas de material exclusivo do sociólogo Herbet de Souza.
• Os 10 finalistas receberão certificados com menções honrosas de participação.

Como participar:
1 – Faça um vídeo com um aparelho celular, com duração máxima de 3 minutos, sobre um dos princípios da democracia: Liberdade, Participação, Diversidade, Solidariedade e Igualdade
2 – Faça um resumo escrito da ideia do vídeo para incluir na inscrição
3 – Faça o upload do seu vídeo no YouTube
4 – Preencha o formuláro de inscrição na página www.celebrarbetinho.org.br/premio-betinho/inscricao/

PONTUAÇÃO (Tarefa Ouro):
Cada participante que produzir um vídeo ganha 120 pontos na Jornada para a sua comunidade – só será pontuado um vídeo por pessoa. A pontuação máxima por comunidade é de 600 pontos (o equivalente a cinco vídeos).

 PERÍODO:
De 29
 de agosto a 30 de novembro


TAREFA 7 – DUAS MIL HISTÓRIAS NA REDE
| Encerrada

Celebrando a marca de 2000 membros, e em homenagem a todos que participam do grupo, estamos lançando a tarefa “2000 Histórias na Rede”, na qual cada um deve postar um PEQUENO vídeo contando uma história marcante. Pode ser uma história relacionada à sua comunidade ou sobre você e a nossa rede.

PONTUAÇÃO (Tarefa Coringa):

5 pontos por história, sendo que cada pessoa só pode postar uma vez e a pontuação máxima por comunidade é de 50 pontos.

PERÍODO:
De 13
 a 31 de julho


TAREFA 6 – FOTONOVELA – LIBERE O BESTEIROL
| Encerrada

Nessa tarefa vocês devem criar uma cena de fotonovela preenchendo os quadrinhos abaixo. Vocês não precisam escrever dentro dos balões de diálogo da imagem. Basta postar esta imagem e na descrição colocar o numero do balão e o textinho correspondente. A idéia é que seja uma história engraçada e que tenha ao menos uma expressão dos “falares” populares de vocês.

PONTUAÇÃO (Tarefa Coringa):

Cada pessoa que participar ganhará 5 pontos para sua comunidade. Porém cada comunidade poderá receber no máximo 30 pontos.

Ao final da tarefa, a equipe COEP escolherá as 5 histórias mais engraçadas, de 5 comunidades diferentes, que irão a uma votação popular aqui no grupo.

O primeiro lugar ganha 30 pontos extras para sua comunidade.
O segundo lugar ganha 20 pontos extras para sua comunidade.
O terceiro lugar ganha 10 pontos extras para sua comunidade.

PERÍODO:
De 20
 de junho a 4 de julho


TAREFA 5 – ÁRVORE DE PROBLEMAS
| Encerrada

Após concluirmos o curso de Elaboração e Gestão de Projetos Coletivos, aprendemos que antes de começarmos a escrever o projeto é necessário definir qual é o problema central a ser modificado. E a partir daí devemos construir uma ÁRVORE DE PROBLEMAS.

A tarefa é diagnosticar um problema e construir essa árvore de problemas junto a sua comunidade. Fotografem o desenho da árvore de vocês, explicando no texto como chegaram à conclusão do problema e postem aqui no grupo com o título “Árvore de Problemas” e o nome da comunidade. Contem com a ajuda do agente da sua região e qualquer dúvida fale com a gente também!

PONTUAÇÃO (Tarefa Prata):
Essa tarefa prata vale 60 pontos. A idéia é que cada comunidade se reúna e faça uma única árvore, por isso cada comunidade só poderá ser pontuada uma vez, com aquela árvore que for postada primeiro.

PERÍODO: De 8 de junho a 31 de agosto


TAREFA 4 – CURSO POLÍTICAS PÚBLICAS APLICADAS AO MEIO RURAL
| Encerrada

O curso abordará o tema das políticas públicas em seus aspectos conceituais e operacionais para que o público envolvido conheça melhor sua dinâmica de funcionamento e qualifiquem assim sua participação. A formação continuada é uma estratégia necessária visando consolidar a aproximação mais efetiva da sociedade à política local, através das políticas públicas

As inscrições estão abertas no link
goo.gl/ttkCHC

PONTUAÇÃO (Tarefa Ouro):
A conclusão do curso por 10 pessoas da mesma comunidade vale 120 pontos para a comunidade. A partir daí, serão somados dois pontos por cada participante a mais dessa comunidade que concluir o curso. Caso menos de 10 pessoas conclua o curso, a comunidade ganha 30 pontos.
Lembrem-se, os participantes devem CONCLUIR o curso!

PERÍODO:
De 19 de junho a 31 de julho


TAREFA 3 – TODO LUGAR TEM UM NOME
| Encerrada

Todo lugar tem um nome e todo nome tem uma história.

Como surgiu o nome da sua comunidade? Por que ela tem esse nome? Você sabe? Conta pra gente!

Pesquisar e nos contar a origem do nome da sua comunidade vai valer pontos na nossa Tarefa Bronze da Jornada Projetando Sonhos! Para participar escreva aqui no grupo, com o título “Todo Lugar Tem Um Nome”, a história da origem do nome da sua comunidade. Quanto mais explicado melhor! Estamos curiosos!

PONTUAÇÃO (Tarefa Bronze):
30 pontos.
Mesmo que haja mais de um post sobre a mesma comunidade, cada comunidade só pontuará uma vez.
A pontuação independe do tamanho do texto, desde que esteja dentro do tema.

PERÍODO:
De 19 de maio a 1 de junho


TAREFA 2 – HISTÓRIA COLETIVA
| Encerrada

A tarefa consiste em construir uma história de modo coletivo. A partir de um texto inicial, devemos criar juntos uma continuação para a história (de olho onde o colega parou).

Fiquem bem atentas(os), a continuação da história deve estar de acordo com o comentário anterior. Cada pessoa só pode participar uma vez, com um trecho de no mínimo três linhas e no máximo cinco linhas.

Os comentários não poderão ser editados. Caso haja algum erro de português ou digitação, não se preocupe, vamos fazer uma correção geral ao fim da tarefa.

Caso haja alguma edição, o participante não levará o ponto.

Não aceitaremos mensagens de conteúdo inadequados, como pornografias, palavras de baixo calão, que desrespeitem as leis brasileiras (civis e penais), conteúdos políticos partidário, ataques direta ou indiretamente a outras pessoas, etc.

Nesse post só entrarão os trechos da história. Outros comentários serão excluídos. Duvidas podem ser tiradas inbox ou em outros posts.

A história se encerra quando o prazo da tarefa acabar.

 PONTUAÇÃO (Tarefa Coringa):
Cada participante ganhará um ponto para sua comunidade. Não há limite de participantes por comunidade.

PERÍODO:
De 5 a 9 de maio


TAREFA 1 – CURSO ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS COLETIVOS
| Encerrada

O curso tem o objetivo de ampliar a capacidade de elaboração de projetos coletivos e incentivar a autonomia de comunitários para a captação de apoio a iniciativas locais; contribuir para que as comunidades e seus representantes possam identificar, planejar, construir, monitorar e compartilhar os resultados de cada etapa de um projeto coletivo.

As inscrições estão abertas e vão até o dia 8 de maio!

Link para o curso: www.mobilizadores.org.br/cursos/elaboracao-e-gestao-de-projetos-coletivos/.

PONTUAÇÃO (Tarefa Ouro):
A conclusão do curso por 10 pessoas da mesma comunidade vale 120 pontos para a comunidade. A partir daí, serão somados dois pontos por cada participante a mais dessa comunidade que concluir o curso. Caso menos de 10 pessoas conclua o curso, a comunidade ganha 30 pontos.
Lembrem-se, os participantes devem CONCLUIR o curso!

PERÍODO:
De 8 a 28 de maio