JORNADA CIDADANIA NAS ESCOLAS

A edição de 2018 da Jornada Cidadania nas Escolas contou com 58 escolas inscritas. Destas, 34 equipes chegaram até o final da Jornada: nove equipes de Alagoas; sete de Minas Gerais; seis equipes da Paraíba e de Pernambuco; cinco do Ceará; e uma equipe de Rondônia.

As equipes finalistas cumpriram os 5 desafios que buscam fortalecer o conhecimento e as capacidades de jovens estudantes dos ensinos Fundamental II (do 6º ao 9º ano) e Médio; e valorizar a reflexão, o debate, a organização e a ação.

O Desafio 3, por exemplo, consistiu em realizar uma ou mais ações cidadãs e recebeu o registro de iniciativas como a adoção de animais; atividades esportivas; coleta, descarte adequado do lixo e reciclagem; educação sobre drogas, saúde sexual, violência; mobilidade urbana; oficinas profissionalizantes; refugiados; respeito ao próximo e às diferenças; visita a centros de convivência com idosos; voluntariado.

Houve também ações relacionadas ao ambiente escolar, que buscaram melhorias como: maior acesso ao livro e à leitura, arborização, criação ou revitalização de hortas, cuidados com o patrimônio escolar, limpeza e ampliação de espaços, transporte escolar.

Para subsidiar as ações da Jornada, foram ofertados 3 cursos: “Diagnóstico: Pesquisar, interpretar”, “Mobilização em 7 Passos” e “Saberes, Cultura e Tecnologia”, com 722, 398 e 325 usuários inscritos, respectivamente, somando 1.445 participações.

www.cidadanianasescolas.org.br