DESAFIO 1 – MOBILIZAR A COMUNIDADE E REALIZAR DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO

Comunidade: Cal

Município: Água Branca

Estado: AL

COMO FOI A APRESENTAÇÃO DA JORNADA PARA A COMUNIDADE

A apresentação da jornada foi feita no dia 13/04/2019, foi convocado a comunidade para participar da reunião e no dia tinha uma media de 30 pessoas reunido e também tinha a presença de um representante da EMATER que já conhecia o trabalho do COEP e acabou contribuindo com a apresentação. após a apresentação foi feito o diagnostico e formado o comitê mobilizador.

COMITÊ MOBILIZADOR

Após a adesão da associação comunitária à Rede dos Saberes, é formado um Comitê Mobilizador composto por até 12 membros que irão apoiar as atividades localmente, participando das ações e mobilizando o restante dos integrantes da comunidade.

Membros do Comitê Mobilizador:

Lenir de Jesus dos Santos
Maria Leticia dos Santos Barros
Maria Gomes de Barros dos Santos
Alberto junior dos Santos
Andre Marcos dos Santos de Barros
Delídia Gomes de Barros dos Santos
Eliziane Gomes dos Santos
Mariana dos Santos

DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO

O primeiro passo para conhecer melhor as características e questões da comunidade, é a realização de um diagnóstico participativo. Os mobilizadores(as) reúnem a comunidade e juntos respondem às questões de um questionário que foi elaborado em conjunto por lideranças comunitárias da Rede Comunidades Semiárido.

MATRIZ FOFA

A Matriz FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) é uma ferramenta que permite analisar o cenário em que está inserido a comunidade, trata-se de um instrumento que dá bases para que a comunidade inicie um planejamento de suas ações. Os mobilizadores conduzem sua execução em conjunto com os demais membros da comunidade.