DESAFIO 1 – MOBILIZAR A COMUNIDADE E REALIZAR DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO

Comunidade: Campinhos

Município: Pariconha

Estado: AL

COMO FOI A APRESENTAÇÃO DA JORNADA PARA A COMUNIDADE

A apresentação da jornada das comunidades foi realizada no dia da assembleia geral da associação com a presença de vários sócios e diretoria da associação. Foi apresentado o projeto com a presença do agente do COEP que falou sobre as atividades a serem realizadas no projeto. Na assembleia foi concordado em a comunidade participar do projeto, e na ocasião, foi aplicado o questionário, ficando algumas questões a serem discutidas do questionário em outro momento. Para finalizar a assembleia, foi formado o comitê mobilizador com maior participação de jovens da comunidade. Ficou agendado com o comitê para se reunirem para dar andamento nas atividades do projeto.

COMITÊ MOBILIZADOR

Após a adesão da associação comunitária à Rede dos Saberes, é formado um Comitê Mobilizador composto por até 12 membros que irão apoiar as atividades localmente, participando das ações e mobilizando o restante dos integrantes da comunidade.

Membros do Comitê Mobilizador:

Wendel Alves Leite
Edson Alves dos Santos
Mariana Lima da Silva
Débora Alves Lima
Ábida Alves de Melo
Andreia de Souza Lima

DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO

O primeiro passo para conhecer melhor as características e questões da comunidade, é a realização de um diagnóstico participativo. Os mobilizadores(as) reúnem a comunidade e juntos respondem às questões de um questionário que foi elaborado em conjunto por lideranças comunitárias da Rede Comunidades Semiárido.

MATRIZ FOFA

A Matriz FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) é uma ferramenta que permite analisar o cenário em que está inserido a comunidade, trata-se de um instrumento que dá bases para que a comunidade inicie um planejamento de suas ações. Os mobilizadores conduzem sua execução em conjunto com os demais membros da comunidade.