DESAFIO 1 – MOBILIZAR A COMUNIDADE E REALIZAR DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO

Comunidade: Marreco

Município: Lagoa do Itaenga

Estado: PE

COMO FOI A APRESENTAÇÃO DA JORNADA PARA A COMUNIDADE

Após a participação da jovem mobilizadora Maria Freitas na formação da jornada. A mesma ao retornar aproveitou oportunidade na Assembleia Ordinária da comunidade e apresentou a proposta da Jornada das comunidades. A comunidade aceitou a participar vendo a importância do trabalho de sensibilização e mobilização nas ações importante ao desenvolvimento social e ambiente conforme a realidade local.

COMITÊ MOBILIZADOR

Após a adesão da associação comunitária à Rede dos Saberes, é formado um Comitê Mobilizador composto por até 12 membros que irão apoiar as atividades localmente, participando das ações e mobilizando o restante dos integrantes da comunidade.

Membros do Comitê Mobilizador:

Viviane Rosa da Silva
Veronice Maria da Silva
Luiz Damião Barbosa
Jaciel Eugênio Barbosa
Vitória Maria da Silva
Ana Maria da Silva
Maria Elaine Cristina de Santana

DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO

O primeiro passo para conhecer melhor as características e questões da comunidade, é a realização de um diagnóstico participativo. Os mobilizadores(as) reúnem a comunidade e juntos respondem às questões de um questionário que foi elaborado em conjunto por lideranças comunitárias da Rede Comunidades Semiárido.

MATRIZ FOFA

A Matriz FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) é uma ferramenta que permite analisar o cenário em que está inserido a comunidade, trata-se de um instrumento que dá bases para que a comunidade inicie um planejamento de suas ações. Os mobilizadores conduzem sua execução em conjunto com os demais membros da comunidade.