DESAFIO 1 – MOBILIZAR A COMUNIDADE E REALIZAR DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO

Comunidade: Lagoa de Dentro

Município: São José de Piranhas

Estado: PB

COMO FOI A APRESENTAÇÃO DA JORNADA PARA A COMUNIDADE

A nossa comunidade estava um pouco distante das atividades da rede pelo fato de estar se tornando urbana devido ao avanço de São José de Piranhas sobre nós. A jornada possibilitou a retomada das reuniões e das atividades comunitárias. A apresentação se deu na associação, o presidente convocou a comunidade que se dispôs a ouvir a apresentação da jornada. Expliquei quais os objetivos e o que tínhamos que fazer para concluí-la. No mesmo dia formamos o comitê mobilizador, surgiram várias ideias de ações que poderíamos mover na comunidade, mas como a nossa deixa é a proteção do Rio Piranhas, optamos por mobilizar uma ação ambiental. Nesse sentido, Lagoa de Dentro se viu novamente envolvida em um trabalho comunitário grandioso e que nele vimos a oportunidade de reacender a associação, este foi um dos motivos pela excelente aceitação dos envolvidos à participar da jornada. Pensar em duas ações em prol do nosso local significou reunir novamente a comunidade que se encontrava internamente distanciada.

COMITÊ MOBILIZADOR

Após a adesão da associação comunitária à Rede dos Saberes, é formado um Comitê Mobilizador composto por até 12 membros que irão apoiar as atividades localmente, participando das ações e mobilizando o restante dos integrantes da comunidade.

Membros do Comitê Mobilizador:

Irani Júlia Ferreira
Manoel Soares de Sousa
Paulo Henrique Ferreira
Thaisa Ferreira
José Angelo de Lira
José Adalberto Meira de Sousa
Francisco Clemilson Gonçalves de Sousa
Maína Soares de Araújo
Marleide Soares Meira

DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO

O primeiro passo para conhecer melhor as características e questões da comunidade, é a realização de um diagnóstico participativo. Os mobilizadores(as) reúnem a comunidade e juntos respondem às questões de um questionário que foi elaborado em conjunto por lideranças comunitárias da Rede Comunidades Semiárido.

MATRIZ FOFA

A Matriz FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) é uma ferramenta que permite analisar o cenário em que está inserido a comunidade, trata-se de um instrumento que dá bases para que a comunidade inicie um planejamento de suas ações. Os mobilizadores conduzem sua execução em conjunto com os demais membros da comunidade.