DESAFIO 1 – MOBILIZAR A COMUNIDADE E REALIZAR DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO

Comunidade: Riacho de Pedra

Município: Cumaru

Estado: PE

COMO FOI A APRESENTAÇÃO DA JORNADA PARA A COMUNIDADE

A apresentação da jornada foi apresentada em uma reunião extraordinária da associação cultural dos jovens rurais da comunidade de riacho de pedra, aonde o jovem Edson Cipriano abriu um espaço para fala passando para a comunidade os desafios a serem realizados e toda proposta da jornada nas comunidades. Onde o mesmo participou de uma formação na cidade Água Branca-Alagoas, com proposito de mobilizar a sua comunidade e mais duas em seu município.

COMITÊ MOBILIZADOR

Após a adesão da associação comunitária à Rede dos Saberes, é formado um Comitê Mobilizador composto por até 12 membros que irão apoiar as atividades localmente, participando das ações e mobilizando o restante dos integrantes da comunidade.

Membros do Comitê Mobilizador:

Edson Cipriano do nascimento
Ana Paula do nascimento
Eduardo Pereira Nunes
Dyovana Gomes da silva
José ilton Gomes Ferreira
Adilson Severino da Silva
Marcela Josilene da silva
Márcia Ferreira de Lima
Dyovane Otaviano da Silva

DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO

O primeiro passo para conhecer melhor as características e questões da comunidade, é a realização de um diagnóstico participativo. Os mobilizadores(as) reúnem a comunidade e juntos respondem às questões de um questionário que foi elaborado em conjunto por lideranças comunitárias da Rede Comunidades Semiárido.

MATRIZ FOFA

A Matriz FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) é uma ferramenta que permite analisar o cenário em que está inserido a comunidade, trata-se de um instrumento que dá bases para que a comunidade inicie um planejamento de suas ações. Os mobilizadores conduzem sua execução em conjunto com os demais membros da comunidade.