DESAFIO 2 – PESQUISAR E RELATAR AS TECNOLOGIAS SOCIAIS PRESENTES NA COMUNIDADE

As tecnologias sociais são produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas em interação com a comunidade, e que representem efetivas soluções de transformação social. São experiências inovadoras que contribuem para resolver grandes problemas sociais. A tarefa aqui é a de pesquisar e descrever as TS existentes na comunidade.

Comunidade: Oziel Pereira

Município: Remígio

Estado: PB

TECNOLOGIAS SOCIAIS PRESENTES NA COMUNIDADE

Cisterna de Placas

Cisterna de placas é um tipo de reservatório d’água cilíndrico, coberto e semienterrado, que permite a captação e o armazenamento de águas das chuvas, aproveitadas a partir do seu escoamento nos telhados das casas, através de calhas de zinco ou PVC. Permite o armazenamento de água para consumo humano em reservatório protegido da evaporação e das contaminações causadas por animais e dejetos trazidos pelas enxurradas.

Poço Artesiano

Poço artesiano um grande buraco feito no solo que capta água ao atingir um lençol aquífero e realiza seu trabalho através da pressão feita pela corrente d’água.Ele é uma espécie de poço tubular, onde a pressão da água é suficiente para a realização do trabalho mecânico que faria ela atingir a superfície, sem a necessidade de bombeamento. Basta apenas a instalação de um equipamento que controle a saída da água.