DESAFIO 2 – PESQUISAR E RELATAR AS TECNOLOGIAS SOCIAIS PRESENTES NA COMUNIDADE

As tecnologias sociais são produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas em interação com a comunidade, e que representem efetivas soluções de transformação social. São experiências inovadoras que contribuem para resolver grandes problemas sociais. A tarefa aqui é a de pesquisar e descrever as TS existentes na comunidade.

Comunidade: Cal

Município: Água Branca

Estado: AL

TECNOLOGIAS SOCIAIS PRESENTES NA COMUNIDADE

cisterna calçadão

A Cisterna - Calçadão ou Cisterna de segunda água
O principal objetivo dessas construções é possibilitar aos agricultores familiares com difícil acesso a água, a produção de pequenas hortas comunitárias de quintais produtivos para a produção de alimentos orgânicos.
A já mencionada Cisterna-calçadão é uma tecnologia social do semiárido brasileiro que tem capacidade de estocar até 52 mil litros de água. A cisterna é ligada a um calçadão de 200 m² que é utilizado como área de captação da água das chuvas. A água das chuvas escorre do calçadão para a cisterna através de um cano que liga uma à outra.

cisterna

As cisternas de placa é construída nas comunidades com o objetivo de captar água da chuva, para melhorar a situação dos comunitários no período de verão (poucas chuvas).
Serve para armazenar água da chuva e ajudam os agricultores a conviver com a seca.