DESAFIO 2 – PESQUISAR E RELATAR AS TECNOLOGIAS SOCIAIS PRESENTES NA COMUNIDADE

As tecnologias sociais são produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas em interação com a comunidade, e que representem efetivas soluções de transformação social. São experiências inovadoras que contribuem para resolver grandes problemas sociais. A tarefa aqui é a de pesquisar e descrever as TS existentes na comunidade.

Comunidade: Riacho de Pedra

Município: Cumaru

Estado: PE

TECNOLOGIAS SOCIAIS PRESENTES NA COMUNIDADE

Semi-poço artesiano (Cacimbão)

Semi-poço artesiano ou cacimbão, é uma tecnologia social, feita de cimento, areia e brita, ele foi cavado a mão, foi construído a cerca de 27 anos, quando se teve a necessidade por água para os animais e usos domésticos.
Ele tem como finalidade de armazena água que brota do subsolo, para abastecer a casa dos agricultores que precisa se beneficiar dele no período de estiagem e seca.

Casa de Farinha

A casa de farinha foi construída pelo senhor Manoel Cipriano nos anos 50, a mesma começou com apenas um forno em funcionamento para atender toda comunidade que precisar. Após a ida do senhor Manoel Cipriano da comunidade o seu irmão Antonio Cipriano comprou e assim tomou posse da casa de farinha.
Quando seu Antonio Cipriano faleceu, a casa de farinha ficou em posse dos herdeiros, hoje em dia a casa de farinha está em posse do senhor justo Cipriano e está aberto a todos comunitários que precisar pra fazer sua farinhada.

Destorcedor de Cana Manual

O destorcedor de cana manual foi criado pelo senhor José Vidal da Silva, mais conhecido como José Bento. O mesmo foi criado há mais de trinta anos,e tem como utilidade espremer a cana para sim obter o caldo.
Atualmente ele se encontra na casa de farinha do senhor Justo Cipriano.

Micro Aspersor Caseiro

O micro aspersor caseiro é feito com canudo de pirulito, arame inoxidável, prego e mangueira de cobrir cadeira. O mesmo é usado para irrigação em um canteiro de hortaliças, no período de seca tendo a finalidade de economizar água.

Moinho de Pedra

O Moinho de Pedra que existe na nossa comunidade há mais de cem anos (100), encontrasse na casa da Srª. Olívia Maria da Conceição mais conhecida como Olívia de seu Bacurau, onde a mesma tem esse moinho em sua posse a mais de 75 anos, tendo como uso próprio e disponibiliza a todos aqueles que precisem de seu uso.

Cisterna Calçadão ou P1+2

O programa P1+2 chegou a nossa comunidade no ano de 2011 beneficiando quatro famílias onde as mesmas usam a água dessa cisterna de 52 mil litros para uso doméstico e criação de animais, sendo ela um grande apoio no meio rural com isso essa famílias, saíram da grande dificuldade de criação e produção rural.

Prensa de madeira para prensar massa de Mandioca

Prensa de madeira para espremer massa de mandioca para produção de farinha, ela foi feita nos anos 60 pelo senhor Antonio Cipriano ele assim que viu uma prensa de uma casa de farinha que ele frequentava despertou a curiosidade de fazer um para uso da sua comunidade, ele mesmo a criou o fuso e a rosca da prensa sendo feito a olho nu sem fazer nenhum teste, apos feita quando fez o teste acertou de primeira e ate hoje ela existe na casa de farinha e é usada por todos.

Pilão de madeira

O pilão em si é uma ferramenta usada para pilar desde o café como também cravo, canela e outras ervas medicinais para chás, doces e etc.