DESAFIO 2 – PESQUISAR E RELATAR AS TECNOLOGIAS SOCIAIS PRESENTES NA COMUNIDADE

As tecnologias sociais são produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas em interação com a comunidade, e que representem efetivas soluções de transformação social. São experiências inovadoras que contribuem para resolver grandes problemas sociais. A tarefa aqui é a de pesquisar e descrever as TS existentes na comunidade.

Comunidade: Espinheiros

Município: Aurora

Estado: CE

TECNOLOGIAS SOCIAIS PRESENTES NA COMUNIDADE

Cisternas de Placas

Cisternas construídas pelo governo Federal em parceria com a caritas-CE e donos de casas feitas de cimento e areia que tem capacidade de acúmulo de 16.000L de água para o consumo de seis meses em uma família de seis pessoas para cozinhar e beber.

Viveiros de Mudas

É uma tenda feita de madeira coberta com tela sombrite 50% para diminuir a incidência do sol dentro da tenda e serve para fazer o abrigo e plantio de mudas de plantas.

Cisternas Calçadão

É uma cisterna para captação de água de 50.000 L que capta água da chuva em uma calçada feita junto à cisterna.

Barragens Subterrâneas

É uma cisterna construída nos leitos de riachos para acumular água no subsolo para uso em plantas e ter uma área sempre molhada.

batedor de frutas

Feito com reaproveitamento de uma motor monofásico de 03, uma roda de veículo R 13, três bengalas de moto, uma tudo Inos e uma hélice feita de material inoxidável. Para bater frutas de caroços resistentes tais como: Umbu, Umbu cajá, cajarana e etc.

Trado perfurador

Prática usada para abrir poços até dez metros de profundidade em leitos de rios.

Bomba de sucção de agua

Tem função de buscar água no subsolo