DESAFIO 2 – PESQUISAR E RELATAR AS TECNOLOGIAS SOCIAIS PRESENTES NA COMUNIDADE

As tecnologias sociais são produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas em interação com a comunidade, e que representem efetivas soluções de transformação social. São experiências inovadoras que contribuem para resolver grandes problemas sociais. A tarefa aqui é a de pesquisar e descrever as TS existentes na comunidade.

Comunidade: Serra das Viúvas

Município: Água Branca

Estado: AL

TECNOLOGIAS SOCIAIS PRESENTES NA COMUNIDADE

Cisterna Calçadão

A Cisterna - Calçadão ou Cisterna de segunda água é um programa que visa à captação de água da chuva para a produção de alimentos. O programa foi pensado e executado inicialmente pela Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), posteriormente se tornou uma politica publica. O p1+2 como ficou conhecido, é uma ação com recurso do Governo Federal do antigo Ministério de Desenvolvimento Social que hoje se tornou o Ministério da Cidadania. Esse ministério através de um convênio de repasse de recurso para a Secretaria de Estado de Agricultura a SEAGRI contratou a Cooperativa de Pequenos Agricultores Agrícolas dos Bancos de Sementes COPABAACS para executar as cisternas calçadão nos municípios de Delmiro Gouveia água Branca e Pariconha, cidades situadas no sertão de Alagoas.
O principal objetivo dessas construções é possibilitar aos agricultores familiares com difícil acesso a água, a produção de pequenas hortas comunitárias de quintais produtivos para a produção de alimentos orgânicos. É um programa complementar ao de água para consumo humano, visto que, só pode receber a cisterna calçadão a família que já possui a primeira cisterna. Esse convênio com o Governo Federal foi firmado em 2012, mas só teve o inicio da execução em 2013 e se encerrou em 2019.
A já mencionada Cisterna-calçadão é uma tecnologia social do semiárido brasileiro que tem capacidade de estocar até 52 mil litros de água. A cisterna é ligada a um calçadão de 200 m² que é utilizado como área de captação da água das chuvas. A água das chuvas escorre do calçadão para a cisterna através de um cano que liga uma à outra.

Cisterna de primeira água

O Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e outras Tecnologias Sociais (Programa Cisternas), financiado pelo MDS desde 2003, tem como objetivo a promoção do acesso à água para o consumo humano e para a produção de alimentos por meio da implementação de tecnologias sociais simples e de baixo custo. a comunidade Quilombola serra das viúvas possui 53 cisternas de primeira água. Essa tecnologia social amenizou os impactos da seca na comunidade, pois com os seus reservatórios os moradores têm água para as necessidades básicas o ano inteiro