DESAFIO 2 – PESQUISAR E RELATAR AS TECNOLOGIAS SOCIAIS PRESENTES NA COMUNIDADE

As tecnologias sociais são produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas em interação com a comunidade, e que representem efetivas soluções de transformação social. São experiências inovadoras que contribuem para resolver grandes problemas sociais. A tarefa aqui é a de pesquisar e descrever as TS existentes na comunidade.

Comunidade: Solidão

Município: São Braz Do PI

Estado: PI

TECNOLOGIAS SOCIAIS PRESENTES NA COMUNIDADE

Lagoa comunitária

Em nossa comunidade a construção de Barragens para armazenar água é uma prática frequentemente e que gera muitos resultados. Além de ter água armazenada superficialmente é possível abastecer a terra em volta e deixar o solo mais fértil e disponível para plantio de alimentos para o rebanho.
É feito uma base escavada no solo para dar sustentação à parede, geralmente esse tipo de Barragem é feito em locais estratégicos que se tenha passagem de muita água durante as chuvas. Quanto maior a parede maior será o alcance de extensão de água e sua armazenagem.

Hortaliça

A Família de dona Dulcineia foi uma das beneficiadas com a cisterna para produção de 52 mil litros. Já produz cebolinha, coentro, alface, abóbora e tomate. A renda melhorou significativamente. O trabalho é partilhado com o marido e seus filhos e a família têm desenvolvido uma relação de amor com os cuidados da produção no quintal.
A dimensão do amor no trabalho gera também as relações de troca e solidariedade. Cineide que recebeu ajuda da família vizinha a escavação do buraco em troca, se responsabiliza por parte da areia da produção e um dos canteiros para que os parceiros possam produzir até que chegue para eles uma possibilidade semelhante já que não foram contemplados no projeto.
A agricultura afirma que esta obtendo uma renda de 200 reais por mês e vem ver a possibilidade de obter 500 a 600 reais basta ampliar e se programar melhor na venda.

Cisternas de Placa

As cisternas de placa são construídas nas comunidades com o objetivo de captar água da chuva para melhorar a situação dos comunitários no período de verão (poucas chuvas).
Serve para armazenar água da chuva.

Horta Orgânica

Cada família recebeu material para construção da horta orgânica. Receberam capacitação e depois, ficaram responsáveis, realizando os cuidados com a atividade de acordo com a capacitação beneficiada.
Cada família cuida da sua horta, no plantio das hortaliças. A horta serve não somente para complementar a renda com a venda das hortaliças, mas também no complemento da alimentação das famílias com alimento orgânico.

Cisterna Calçadão

A Cisterna - Calçadão ou Cisterna de segunda água.
O principal objetivo dessas construções é possibilitar aos agricultores familiares com difícil acesso a água, a produção de pequenas hortas comunitárias de quintais produtivos para a produção de alimentos orgânicos.
A já mencionada Cisterna-calçadão é uma tecnologia social do semiárido brasileiro que tem capacidade de estocar até 52 mil litros de água. A cisterna é ligada a um calçadão de 200 m² que é utilizado como área de captação da água das chuvas.