DESAFIO 2 – PESQUISAR E RELATAR AS TECNOLOGIAS SOCIAIS PRESENTES NA COMUNIDADE

As tecnologias sociais são produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas em interação com a comunidade, e que representem efetivas soluções de transformação social. São experiências inovadoras que contribuem para resolver grandes problemas sociais. A tarefa aqui é a de pesquisar e descrever as TS existentes na comunidade.

Comunidade: Zé Emídio

Município: Nossa Senhora da Glória

Estado: SE

TECNOLOGIAS SOCIAIS PRESENTES NA COMUNIDADE

Cisterna Calçadão

A cisterna calçadão, também construída na comunidade, foi feita através da articulação da comunidade com a ASA Articulação do Semiárido com a capacitação das famílias selecionadas (critério seria a família já ter a cisterna de placas – 1ª água). Após ser selecionadas as famílias beneficiadas, essas famílias receberam capacitação do uso da água de forma produtiva, para o plantio e criação de animais. As famílias contempladas com as cisternas deram apoio à equipe de pedreiros e comunitários que estavam realizando a construção da cisterna. O custo com a alimentação e apoio dessa equipe de construção era da família beneficiada com a cisterna. Na comunidade, mais de 50% das famílias tem a cisterna de calçadão.

Poço Artesiano

O poço artesiano foi um projeto da articulação da comunidade junto ao DNOC’S (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca). Essa articulação da comunidade fez com que fosse beneficiado com o poço artesiano, que para construção do mesmo, tiveram que pesquisar o local adequado na comunidade que dessa água, e após a identificação do local, foi feito o poço em uma propriedade doada por comunitário, e após construção, o local tornou público de acesso ao poço por toda comunidade.

Horta Orgânica

O projeto de horta orgânica foi feito para atender todas as famílias de assentados que tivesse aptidão para a atividade. Cada família recebeu material para construção da horta orgânica. Receberam capacitação e depois, ficaram responsáveis, realizando os cuidados com a atividade de acordo com a capacitação beneficiada. Cada família cuida da sua horta, no plantio das hortaliças. A horta serve não somente para complementar a renda com a venda das hortaliças, mas também no complemento da alimentação das famílias com alimento orgânico sadio e saudável.
Plantamos couve, tomate, pimentão, cebolinha, quiabo, alface, de tudo um pouco.

Cisterna de Placas

A cisterna de placa foi construída na parceria da comunidade com a ASA (Articulação do Semiárido) atendendo a todas as famílias da comunidade. Para a construção da cisterna foi feita a capacitação as famílias beneficiadas sobre o uso e conservação da água. Após alguns comunitários serem capacitados em construção, as cisternas são construídas com participação de comunitários. As famílias têm a participação fornecendo alimentação para os construtores, e prestando apoio a equipe que realiza a construção da cisterna. As cisternas foi um dos melhores benefícios adquirido na comunidade, amenizando a situação precária da comunidade em relação à água, porque no momento não temos água encanada. Na comunidade, quase todas as famílias tem uma cisterna, chegando a mais de 90% das famílias atendidas com cisterna de placa.