DESAFIO 6 – EXECUTAR A SEGUNDA AÇÃO E AVALIAR A JORNADA

Comunidade: Maxi/AL

Municipio: Água Branca

Estado: AL

DESCRIÇÃO DA SEGUNDA AÇÃO REALIZADA

Título da ação:O descaso com o açude da comunidade, causas e consequências da água poluída para a população local e circunvizinhas

Nós nos reunirmos próximo do açude para fazermos uma pequena coleta de lixo em volta do açude, na ocasião foi possível verificar que havia muitas garrafas pet dentro e as margens do açude, além de pedaços de tecidos , sandálias usadas, degetos de animais e tudo isso colabora para a poluição da água e inclusive pode leva a extinção as espécies de peixes ali presentes.
Sabemos que esse é um dos açudes mais importantes da comunidade em especial nos períodos de seca, onde as pessoas da própria comunidade e de comunidades vizinha fazem uso da água tanto para o uso doméstico como também para dar água aos animais bovinos, caprinos, ovinos, suínos e aves. Um outro aspecto é que apesar de ter bastante água nota-se que está precisando de uma limpeza com urgência pois tem muita área ao redor, um descaso enorme.

AVALIAÇÃO COLETIVA DA JORNADA

O que a participação na Jornada trouxe de bom para a comunidade? O que valeu a pena na jornada? Quais foram os pontos positivos? A participação na Jornada trouxe algo de bom?

Os pontos positivos
Foi uma jornada que envolveu de modo geral a comunidade,
Diferente das demais,
Nos possibilitou trabalhar com temas que até então não se tinha trabalhado e discutido,
Nos fez refletir sobre diversas questões que há na comunidade e que até então não tínhamos notado.
Pontos Negativos
O tempo destinado para a realização das atividades talvez tenha sido pouco, pois há questões que não depende somente das pessoas da comunidade em especial quando vai realizar as ações, pois depende muito da disponibilidade do profissional...

Quais foram as maiores dificuldades que vocês tiveram para realizar a Jornada? Quais foram os pontos negativos? A participação na Jornada trouxe algo de ruim para os participantes?

A maior dificuldade foi para realizar as ações, grandes dificuldades para encontrar um profissional para ministrar uma palestra e trabalhar a temática escolhida. Porém teve vários pontos positivos foram momentos de união de coletividade pois prescisavamos do apoio de cada um , foi possível também envolve pessoas que não faziam parte da associação, para contribuir e conhecer o trabalho desenvolvido pela comunidade então todos poderam participar e contribuir na realização das ações, foram momentos de fortalecimento e também de trocas de conhecimentos. Pensamos que essa jornada foi muito inovadora em diversos fatores, e que o que foi proposto nas atividades foi fácil para trabalhar nas comunidades.

Quantas pessoas se envolveram diretamente na organização da jornada em sua comunidade? Quantas pessoas se envolveram na realização das atividades (na construção da matriz FOFA, das Arvores realização das ações, etc)? Como vocês avaliam a participação e o envolvimento das pessoas da sua comunidade nas atividades propostas pela Jornada?

Na primeira ação havia mas ou menos 30 pessoas, já na segunda ação em torno de 15 pessoas sendo que nos dividimos uns ficarão fazendo a coleta do lixo ao redor do açude e outros ficaram discutindo as questões referentes a última ação realizada e também sobre essa segunda ação, na construção das árvores sempre teve entre 5, 6 pessoas presentes. Algo importante é que na realização das ações o público alvo era diverso composto por jovens adultos e idosos e todos participaram.

Como avançar nas atividades propostas na Jornada? O que pode ser feito em um próximo passo? Como mobilizar mais pessoas?

Pensamos que é sempre importante termos um bom planejamento, pois o planejamento é a estrutura do que vai acontecer na realização das atividades, um outro fator é a mobilização da comunidade para participar de momentos como esse que vivenciamos...

novembro 27th, 2019|