Lagoa de Dentro/ PB

Fundada em 1815, a comunidade Lagoa de Dentro fica localizada a 3 km do município de São José de Piranhas, no Estado da Paraíba. A comunidade possui 500 moradores e está dividida em 130 famílias, sendo a maioria da população composta por mulheres.

Lagoa de Dentro é considerada uma comunidade rural, logo suas principais atividades econômicas são: a agricultura subsistência e a criação de animais. A renda familiar média chega a ser inferior a um salário mínimo, tendo um índice médio de pessoas que se deslocam para outras comunidades em busca de emprego, a maioria em atividades como servente de pedreiro.

A comunidade possui também uma mini usina de algodão como um bem coletivo, além do o Telecentro com acesso à internet e uma pequena biblioteca do programa Arca das Letras.

A comunidade possui escola com ensino da 1ª à 4ª série e Programa de alfabetização de Jovens e Adultos.

Na área da saúde a comunidade é atendida pelo programa Saúde na Escola. E há acompanhamento freqüente dos agentes de saúde.

A comunidade não dispõe de rede pública de abastecimento. A água da comunidade é proveniente de açudes, poços  e a maioria das casas possui cisterna.

Os programas sociais que atendem à comunidade são: o Bolsa Família, o PRONAF, o Programa Garantia Safra, o Programa Nacional de Alimentação Escolar e o Programa de Crédito Fundiário e Combate à Pobreza Rural.

OBSERVAÇÃO: informações extraídas do diagnóstico comunitário participativo, aplicado na comunidade em julho de 2015.

Fotos: Taiza Soares