Lagoado/ PI

“O povoado Lagoado teve origem em 1900, com os primeiros moradores, Pedro Ferreira Lima e sua esposa Maria da Conceição Ferreira Lima. De lá pra cá se estendeu os familiares com Camilo Ferreira lima, Socorro Ferreira Lima, Maria marta Ferreira Lima, Adosino Gameleira dos Santos e Antônia Ferreira Lima. Depois José Carvalho dos Santos e Corina Maria dos Santos. Então o povoado passou a se chamar Lagoado em razão de ter muitas lagoas ao seu redor. Hoje tem em torno de 30 famílias, cada família com 4 membros, totalizando em torno de 120 habitantes. Toda comunidade tem um nome e origem e a nossa comunidade se chama Lagoado.”

por Francisco Pereira

Perfil da comunidade

Lagoado é uma comunidade que fica a 8 Km de distância do município de S.Braz do Piauí, no Estado do Piauí. Na comunidade vivem cerca de 120 moradores divididos em 40 famílias. A maioria da população é composta por mulheres.

Fundada em 1913, atualmente, as principais atividades desenvolvidas são: a agricultura de subsistência, artesanato e a criação de animais. O índice de pessoas que trabalham fora da comunidade é alto, geralmente em atividades na construção civil. Na comunidade, são produzidos: feijão, arroz, ovo, carne e mandioca.

A comunidade possui escola de com ensino da 1ª à 4ª série e da 5ª à 8ª série. Na área da saúde, é atendida pelo programa Mais Médicos e conta com o acompanhamento dos agentes de saúde.

O fornecimento de água ocorre três vezes por semana, recorrem também a poços e carro-pipa. A maioria das casas possui cisterna.

Os programas sociais que atendem à comunidade são: o Bolsa Família e o Programa Garantia Safra.

OBSERVAÇÃO: informações extraídas do diagnóstico comunitário participativo, aplicado na comunidade em julho de 2015.

Foto: Nadianny Souza