Limoal/ RN

“Segundo os mais velhos, o nome Limoal foi dado por causa do bagaço de cana de açúcar que ficava armazenado num pátio existente na comunidade. Na comunidade existia um engenho onde os trabalhadores trabalhavam e tinham que ficar em um local próximo ao engenho, para poder repousar durante a noite. Então eles ficavam na comunidade e deram o nome de Limoal devido à quantidade de bagaço existente. Isso foi mais ou menos na década de 50.”

por Ewerthon Silva

Perfil da comunidade

Sítio Limoal é uma comunidade que fica localizada a 6 km do município de  Goianinha, no Estado do Rio Grande do Norte. A comunidade possui 300 moradores e está dividida em 60 famílias.

A comunidade por ser rural, sobrevive basicamente da agricultura de subsistência, do artesanato e da criação de animais. Há um índice médio de pessoas que trabalham fora da comunidade, geralmente em atividades na indústria e serviços domésticos. Na comunidade são produzidos: batata, macaxeira, feijão, jerimum, laranja, coco, banana, goiaba, mamão, manga, abacate, caju.

Na área de educação, possui projeto de incentivo a leitura Arca das Letras.

A comunidade não possui posto de saúde, mas é acompanhada pelos agentes de saúde que realizam campanhas no local. A água vem de poços e carro-pipa.

O acesso à internet na comunidade é feito por meio do Telecentro que funciona regularmente.

Os programas sociais que atendem à comunidade são: o Bolsa Família, o PRONAF, o PAA, o Programa Garantia Safra, Programa de Incentivo à Produção de Agricultura e Consumo de Leite e o Programa de Crédito Fundiário e Combate à Pobreza Rural.

OBSERVAÇÃO: informações extraídas do diagnóstico comunitário participativo, aplicado na comunidade em julho de 2015.

Fotos: Ewerthon Silva