Olho D`Água/ CE

“Minha comunidade se chama Olho D’água Comprido. Esse nome se deve ao fato de existir em nossa comunidade umas fontes de água natural (olho d’água). Contam que havia um senhor que vinha com frequência de outra localidade dar água aos seus animais nessas fontes, por ele ser um homem alto chamavam-no de Chico Grande. Então, o lugar passou a se chamar Olho D’água do Homem Grande e depois foram adaptando e passou a se chamar Olho D’água Comprido.
Isso são relatos provenientes da história oral.”

por Vanessa Oliveira

Perfil da comunidade

A comunidade Olho D`Água está localizada a 6km do município de Missão Velha, no Ceará. A comunidade possui cerca de 520 moradores, divididos em 130 famílias.

As principais atividades econômicas exercidas na comunidade são a agricultura de subsistência, comércio e a criação de animais.

Possui potenciais turísticos como o Geosítio floresta petrificada do Cairi.

Os principais alimentos produzidos na comunidade são o feijão e  milho.

A comunidade possui escola com ensino da 5ª à 8ª série. Também possui um programa de alfabetização para jovens e adultos e uma biblioteca do programa Arca das Letras.

Na área da Saúde, a comunidade é atendida pelo programa Saúde da Família.

Olho D`Água dispõe de rede pública para abastecimento de água e poços artesanais. Em relação ao esgotamento das casas, a maior parte utiliza fossas sépticas.

A comunidade possui um telecentro com acesso à internet. Os programas sociais existentes em Olho D`Água são o Bolsa Família, o Pronaf e o Programa Garantia Safra.

OBSERVAÇÃO: informações extraídas do diagnóstico comunitário participativo, aplicado na comunidade em julho de 2015.

Fotos: Vanessa Olveira e Weggles Araújo