Nossa Senhora Aparecida – Retiro II/SE

“O nome da nossa comunidade é Assentamento Nossa Senhora Aparecida.  Antigamente aqui era uma fazenda cujo o nome era Nossa Senhora Aparecida. No dia 19 de dezembro de 2001 começou a transformação de fazenda para assentamento. O assentamento foi formado por 30 famílias e todos concordaram em deixar o mesmo nome da fazenda.”

por Edivaldo Melo

Perfil da comunidade

Fundada em 2001, a comunidade Retiro II fica localizada a 15 km  do município de Nossa Senhora da Glória , no Estado de Sergipe. A comunidade possui 120 moradores, divididos em 30 famílias, sendo a maioria da população composta por mulheres.

A comunidade, por ser rural, sobrevive basicamente da agricultura de subsistência e da criação de animais. Há um índice baixo de pessoas que trabalham fora da comunidade. Na comunidade são produzidos feijão e milho.

Na área da Educação, a comunidade possui escola com ensino da 1ª à 4ª.

A saúde dos comunitários é tratada pelo programa Saúde da Família, além de possuir acompanhamento freqüente dos agentes de saúde que realizam campanhas no local.

A comunidade dispõe de rede pública para abastecimento de água, com fornecimento diário. A minoria das casas possui cisterna. Em relação ao esgotamento das casas, a maior parte utiliza fossas sépticas.

Os programas sociais que atendem à comunidade são: o Bolsa Família, o Pronaf e o Programa Garantia Safra.

OBSERVAÇÃO: informações extraídas do diagnóstico comunitário participativo, aplicado na comunidade em julho de 2015.

Fotos: Claudia Lunna e Edivaldo Melo