Santo Antônio dos Posseiros/CE

“O nome de nossa comunidade é oriundo de um fato bem épico. As primeiras famílias que vieram habitar estas terras se situaram aqui em terras que eram pertencente ao governo. Então, pelas famílias terem o hábito de venerar Santo Antônio, o Santo Casamenteiro, começaram a chamar de o povoado de Santo Antônio do Governo. As famílias, depois de alguns anos habitando estas terras, tomaram posse das terras e o nome passou a ser Santo Antônio dos Posseiros. E até hoje se denomina desta forma.”

por Romar de Né

A comunidade Santo Antônio dos Posseiros está localizada a 26 km de distância do município Mauriti, no Ceará. 725 pessoas moram na comunidade, divididos em 200 famílias.

As atividades econômicas desenvolvidas em Sto. Antônio são a agricultura de subsistência, a criação de animais e o comércio. Os principais produtos produzidos na comunidade são o feijão, o milho, farinha, goma, coentro e fava.

O índice de pessoas que trabalham fora da comunidade é alto, principalmente no corte de Cana, plantação de laranja, de café e na construção civil.

A comunidade possui uma creche e uma escola com ensino da 1ª à 4ª série, além de um programa de alfabetização para jovens e adultos.

As fontes de acesso à água na comunidade são os poços artesianos, bicas, cacimbas e as cisternas. A comunidade possui dois poços artesianos públicos que abastecem suas caixas de águas.

Os programas sociais que atendem a comunidade são o Bolsa Família, o Pronaf, o Programa Garantia Safra, o Programa de Crédito Fundiário e Combate à Pobreza Rural e o Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Fotos: Romar de Né