Serra das Viúvas/AL

“A história da comunidade é contada através de relatos orais dos moradores da própria comunidade, por não haver nenhuma espécie de registro ou documento que contenham dados sobre o inicio da povoação. Maria José de Souza, atualmente moradora da comunidade Serra das Viúvas e vinda de outro povoado por conta do seu casamento com um morador do quilombo, contou-nos que, ao chegar à comunidade, ficou bastante intrigada com o nome que o local recebera, então, perguntou a sua sogra o motivo pelo qual a comunidade era denominada Serra das Viúvas, já que, poucas eram as viúvas naquela época. Sua sogra contou-lhe que, no início do povoamento, o quilombo era conhecido como Paudalho e abrigava três famílias tradicionais. Essas famílias eram compostas por pai, mãe e filhos. Com o passar dos anos, os pais foram falecendo e a Serra passou a ser residida e representada por três mulheres viúvas, passando-se a ser denominada de Serra das Viúvas. Na história da comunidade, não se tem relatos sobre a origem dessas famílias, aspectos, fisionomia ou descendência.”

por Maria Helena

Perfil da comunidade

Localizada a 7 km de distância do município de Água Branca, no Estado de Alagoas, a comunidade Quilombola Serra das Viúvas possui cerca de 600 moradores, distribuídos em 70 famílias.

As atividades econômicas desenvolvidas em Serra das Viúvas são a agricultura de subsistência, a criação animal, a transformação artesanal, o artesanato e o turismo. A maior parte dos habitantes trabalham na própria comunidade.

Os alimentos produzidos na comunidade são o milho, a mandioca, frutas, verduras e outros. A maior parte da produção agrícola é orgânica.

A comunidade possui uma escola da 1ª à 4ª série e um programa de alfabetização local para jovens e adultos.

Na área de Saúde, a comunidade é atendida pelos programas Mais Médicos e Saúde da Família.

A água consumida em Serra das Viúvas vem de carro-pipas e de nascentes locais.

O esgotamento da maioria das casas é feito por meio de fossas sépticas.

Os seguintes programas sociais beneficiam a comunidade: Bolsa Família, Pronaf e Programa Garantia Safra.

OBSERVAÇÃO: informações extraídas do diagnóstico comunitário participativo, aplicado na comunidade em julho de 2015

Fotos: Maria Helena e Lia Araujo