Tambor/ PB

Home/Tambor/ PB

Tambor/ PB

Fundada em 1886 a comunidade Tambor fica localizada a 11 km do município de Cachoeira dos índios, no Estado da Paraíba. A comunidade possui 500 moradores, divididos em 160 famílias.

As principais atividades econômicas desenvolvidas em Tambor são: a agricultura de subsistência, comércio, artesanato e a criação de animais.

Os principais alimentos produzidos na comunidade são: milho, feijão, batata doce, abóbora, macaxeira e banana.

O índice de pessoas que trabalham fora da comunidade é alto, principalmente em supermercados, padarias, restaurantes, comércio de confecções e na construção civil.

A comunidade possui escola com ensino da 1ª à 4ª série e da 5ª à 8ª série e uma creche. Além de um programa de alfabetização para jovens e adultos.

Tambor possui um posto de saúde e também é acompanhada pelo programa Saúde da Família.

A comunidade dispõe de rede pública para abastecimento de água, com fornecimento de três vezes por semana, para auxiliar o consumo, faz uso de água proveniente de poços, açudes, carros pipa e cisternas. O esgotamento das residências é feito por meio de fossas sépticas e também realiza a coleta do lixo produzido.

Os programas sociais encontrados na comunidade são: Bolsa Família, Programa Garantia Safra, Programa de Crédito Fundiário e Combate à Pobreza Rural.

De acordo com os moradores, Tambor possui baixo índice de violência, sendo um lugar seguro para viver, preservam seus aspectos culturais tradicionais como festas juninas, danças e comidas típicas. A principal opção de lazer para os jovens é o campo de futebol.

OBSERVAÇÃO: informações extraídas do diagnóstico comunitário participativo, aplicado na comunidade em julho
de 2015

Fotos: Weggles Araújo e Alênicon de Souza

CLASSIFIQUE ESSE CONTEÚDO

Share This:

Leave A Comment