Tanque Velho I/ PI

Tanque Velho I foi fundada em 1930, fica localizada a 7 km do município de S. Braz do Piauí, no Estado do Piauí. A comunidade possui 1000 moradores e está dividida em 400 famílias.

A comunidade por ser rural, sobrevive basicamente da agricultura de subsistência, da agricultura comercial, do artesanato e da criação de animais. É alto o índice de pessoas que trabalham fora da comunidade, geralmente em atividades de serviços domésticos e na construção civil.

Os principais alimentos produzidos na comunidade são: feijão, milho, mandioca, abóbora, hortaliças e frutas. A maioria é produzida de forma orgânica.

A comunidade possui escola de com ensino da 1ª à 4ª série e da 5ª à 8ª série.

Na área da saúde, é atendida pelo programa Saúde da Família e acompanhamento dos agentes de saúde.

A água é fornecida pela rede pública com baixa freqüência. Outros recursos também são utilizados para suprir consumo diário como água de poço que apesar de ter bastante serventia é muito salgada para beber. Em períodos de seca contam com a colaboração para serem beneficiados com carros-pipa. A maioria das casas possui cisterna.

Os programas sociais que atendem à comunidade são: o Bolsa Família, o PRONAF, o Programa Garantia Safra e o Programa Nacional de Alimentação Escolar.

OBSERVAÇÃO: informações extraídas do diagnóstico comunitário participativo, aplicado na comunidade em julho de 2015.

Fotos: Amanda Silva e Carliane Alves