Uruçu

Home/Uruçu

Uruçu/ PB

Fundada em meados do século XIX, a comunidade Uruçu fica localizada a 23 km do município de Gurinhém, no Estado da Paraíba. A comunidade possui 1200 moradores, sendo a maioria da população composta por mulheres, divididos em 250 famílias.

A renda familiar média é de um salário mínimo. E as principais atividades econômicas desenvolvidas em Urucu são: a agricultura de subsistência, o artesanato, o comércio, a criação de animais, as atividades industriais e o turismo. Há um índice médio de pessoas trabalham fora da comunidade, a sua maioria em construção civil, serviços domésticos, serviços de nível técnico e superior.

Em Urucu podemos encontrar alguns potencias turístico como a trilha ecológica, ciclismo, gastronomia e a festa do padroeiro.

A comunidade possui escola com ensino da 1ª à 4ª série e da 5ª à 8ª série e Programa de alfabetização de Jovens e Adultos. Há também um Telecentro  com acesso à internet.

Os principais alimentos produzidos na comunidade são: Milho, feijão, fava, abóbora, mandioca, batata, inhame e hortaliças.

Na área da Saúde, a comunidade necessita se deslocar para outras comunidades para ser atendida, pois não há posto de saúde no local. Entretanto os agentes de saúde realizam campanhas no local como vacinação e distribuição de métodos contraceptivos.

A água consumida na comunidade é proveniente principalmente de poços, cisternas, açudes e o auxilio de carro-pipa. Em relação ao esgotamento das casas, a maior parte utiliza fossas sépticas.

Os programas sociais que atendem à comunidade são: o Bolsa Família, o PRONAF, o Programa Garantia Safra e o Programa nacional de Alimentação Escolar.

OBSERVAÇÃO: informações extraídas do diagnóstico comunitário participativo, aplicado na comunidade em julho de 2015.

Fotos: Adriel Luiz

CLASSIFIQUE ESSE CONTEÚDO

Share This:

Leave A Comment