ERVAS MEDICINAIS

AÇAFRÃO DA TERRA

“O açafrão-da-terra é uma planta clássica das medicinas asiáticas (indiana ou chinesa), mas nos últimos anos fez uma aparição midiática no ocidente, devido à sua ação antioxidante na prevenção do câncer.”

Nonata Lopes – Tanque Velho I/PI

CHÁ DE SAMBA CAITÁ (1)

“Uma das plantas medicinais caseiras mais utilizada aqui em nossa comunidade é o famoso chá de Samba Caitá:
Ingredientes:Folhas de samba caitá (se estiverem frescas é ainda melhor) e água.
Preparo:Retirar as folhas da planta e logo após mergulhar em uma panela e levar ao fogo até q a água ferva e seja possível notar mudança na cor da água.
Essa planta serve como remédio para dores, para curar a gripe, retirar o acúmulo de catarro no peito e etc.

Ronaldo Vaqueiro – José Ribamar/SE

CHÁ DE MILINDRO

“Corta-se alguns galhinhos e reserva-se . Em seguida coloca-se a quantidade de água desejada e a deixa ferver .
Após isso apagasse o fogo e adiciona os galhinhos ,abafando até que ganhe um tom amarelado . Agora é só servir.
OBS : açúcar a gosto.
Serve pra cólicas em crianças,calmante e se tomado com suco de laranja pode ajudar a melhorar uma gripe ou alergias.”

Maria Lizandra Silva – Pereiros/PB

CHÁ DE LOURO

“Indicado para dor de barriga/ comida que ofende.
Como se faz: em uma panela com água, ferva as folhas de louro. Deixe descansar e pode tomar. “

Silvaney Ribeiro- Modelo I/RN

BOLINHAS DE BABOSA

“Ingredientes: Babosa e goma
Usando esses dois ingredientes, faz-se pequenas pílulas e toma uma todas as noites. É eficaz no tratamento de vermes e hemorroidas.
Esse é um dos produtos da farmácia homeopática produzidos pela senhora Gilza Gonçalves.”

Paula Lima – Oitis/CE

ÁGUA DE AMEIXA

“Pega as cascas da ameixa coloca em um recipiente com água, põe para ferver,até a água ficar com uma coloração avermelhada. Após espera esfriar,côa para retirar as cascas, e Guarda a água para tomar duas ou mais vezes ao dia.
Sua utilidade é no tratamento de inflamação e cicatrização de ferimentos.”

Ana Patricia Souza – Baixa do Novilho/RN

CHÁ DE SANTA CAITÁ (2)

“Serve para grastite e infecções.
Ingredientes: 1 maço da planta samba caitá.
500 ml de leite gelado
Modo de preparo: No liquidificador coloca o samba caitá e o leite. Bate até triturar tudo. Obs:Retitar o talo da planta,usa somente a folha.
Beber após o preparo ou levar a geladeira.”

Natalia Santos, Monica Santos, Lais Santos e Jaine Santos – Lagoado/PI

TRANSAGEM

“Aqui na comunidade do Sitiozinho,existe também varios metados de medicina tradicionais entre elas,tem o chá de 07 Mestías,que e indicado e comprovado por pessoas que começarão a dá sintomas de; DERRAME CELEBRAL, FEBRE, TONTURA E DOR DE CABEÇA… é feito com os seguintes ingredientes: (01) galinho de hortelã (01) galho de vick (01\5) copo de água (07) sementes de girassol (03)cravos (07) sementes de melancia, uma pequena porção de mostardas, uma pequena porção de nósmoscada modo de preparo; junte todas as sementes pizi , coloque para ferver, depois em um copo, machuca as ervas e coloque o chá fervente é colhe as ervas e está pronto!!! pode ser servido em qualquer hora!”

Raylla Ramos – Sitiozinho/PI

CHÁ DE EUCALÍPTO COM ABACATE

“Ingredientes:
3 folhas de abacate
5 folhas de eucalipto
1 litro de água
Modo de preparo: Coloca as folhas do eucalipto e do abacate para cozinhar e espera entre 5 a 8 minutos. Indicado para febre e dor de cabeça. “

Werthon Silva – Limoal/RN

SAMBA CAITÁ (II)

“Serve para grastite e infecções.
Ingredientes: 1 maço da planta samba caitá.
500 ml de leite gelado
Modo de preparo: No liquidificador coloca o samba caitá e o leite. Bate até triturar tudo. Obs:Retitar o talo da planta,usa somente a folha. Beber após o preparo ou levar a geladeira.”

Natalia Santos – Cachoeirinha II/SE

CHÁ DE AROEIRA

“O chá da  aroeira é feito com a casca. Coloca-se alguns pedaços de raspas da casca juntamente com água em um recipiente e leva-se ao fogo. Dentre alguns minutos já está pronto. O chá de aroeira geralmente não é ingerido e quando ingere-se é de um a três goles, pois acredita-se que se beber muito a pessoa pode ter reações adversas. O uso interno serve como um anti-inflamatório. Já o uso externo do chá é bastante  utilizado em banhos mornos quando a pessoa está com o corpo febril ou terapêuticos  em lavagens de ferimentos e lugares do corpo que está inchado”

Dyovany Otaviano- Riacho de Pedra/PE

CHÁ DE FOLHA DE PITANGA

“A dona Martina moradora da Comunidade a muitos anos. Nós repassou um de seus grandes dotes na medicina tradicional que é chá de folha de pitanga. Diretamente do seu quintal. O chá ajuda a minimizar a dor de cabeça e a gripe e pode tomar o chá com algum comprimido, a pessoa que for ingerir o chá que escolhe, e o modo de preparo é fácil e rápido: Coloca as folhas dentro de um bule com água , tem que deixar ferver bem, após isso pode tomar. Dona Martina conta que foi um dos remédios que deu para seus filhos e é super indicado por ela”

Dona Martina- Itaizinho/PI

CAPIM SANTO (I)

“Indicado para Digestão, nervosismo, hipertensão, insônia, infecções entre outros.
Como se faz: Pegue 4 a 6 folhas frescas e lave bem. Corte as folhas em pedaços pequenos numa xícara bem limpa. Derrame água que acabou de ferver em cima das folhas cortadas. Depois, cubra a xícara e deixe corar”

Joyce Silva- Campinhos/ AL

CHÁ DE FOLHAS DE JUÁ

“As folhas de Juá tem grande importância na comunidade,onde segundo a tradição , o chá é deve ser feito 9 dias , começando com nove folhas , e diminuido uma  folha a cada dia que se passa , chegando ao termino de apenas uma folha.Para fazer o chá basta colocar água pra ferver , acrescenta açúcar e está pronto para beber. O chá é ultilizado em período de tosse ocasionado pelo vírus da gripe”

Rosalina Caldeira- Batalha/ PB

CAPIM SANTO (II)

“Para baixar a pressão alta.
Pegue um copo com água , cinco folhas de capim santo e uma colher de açúcar.
Misture tudo em um bule e leve ao fogo por cinco minutos. Depois é só tirar, colocar em uma caneca e tomar duas vezes ao dia.”

Maria Amelia – Santo Antônio dos Posseiros/CE