Realizada entre julho de 2014 e agosto de 2015, a Jornada de Expansão das Comunidades teve como principal objetivo aumentar o número de comunidades e fortalecer a Rede Comunidades Semiárido, por meio de um processo colaborativo em que as participantes mais antigas trabalharam para mobilizar e integrar novas comunidades ao grupo. Como resultado, ao final da Jornada a Rede foi ampliada de 30 para 85 comunidades.

Principais tarefas da Jornada:

Indicação de novas comunidades: As comunidades antigas deveriam elas mesmas realizar a indicação e mobilização de novas comunidades para integrarem a rede, levando em consideração fatores como distância, dificuldades de deslocamento, nível de organização das indicadas e, o mais importante, demonstração de interesse.
Foram indicadas 82 novas comunidades, sendo  que nem todas deram continuidade ao processo de integração à Rede.

Reunião de apresentação: feita logo após a indicação das novas comunidades, a reunião de apresentação foi um encontro entre as comunidades, para que as novas comunidades pudessem conhecer melhor o projeto e as ações do COEP e da Rede.
Foram realizadas 60 reuniões de apresentações.

Assinatura do Termo de Adesão: Após a reunião de apresentação, a próxima atividade foi a Assinatura do Termo de Adesão, que formalizou a aliança entre a nova comunidade e a Rede Comunidades Semiárido. A comunidade e a Rede se comprometem a cooperarem em ações voltadas para o desenvolvimento comunitário e a melhoria da qualidade de vida.
Foram realizadas 57 assinaturas dos Termos de Adesão.

Formação dos Comitês Mobilizadores: atividade subseqüente à Assinatura do Termo de Adesão. Para que as atividades coletivas das comunidades que fazem parte da Rede possam ser viabilizadas, é incentivada a formação de grupos de lideranças locais – os Comitês Mobilizadores. O grupo tem, entre as suas funções, mobilizar a comunidade e organizar e acompanhar o andamento das ações do Programa Comunidades Semiárido. Os Comitês reúnem representantes de ambos os gêneros, jovens e adultos, e inclui a presidente da associação comunitária.
53 comunidades novas formaram seus comitês mobilizadores.

Questionário do Diagnóstico Comunitário Participativo: O Questionário é uma ferramenta para identificar junto com as comunidades, eventuais demandas e potencialidades (forças e oportunidades disponíveis), ao mesmo tempo em que também servirá como uma maneira de refletir sobre os caminhos e ações a serem tomadas futuramente na solução de problemas.

Foram realizadas duas atividades relacionadas ao questionário:
Oficina Online de Diagnóstico Comunitário  Participativo
Foi um espaço criado para a discussão e a elaboração coletiva do questionário.
O conteúdo foi dividido em quatro módulos, abordando direitos e desenvolvimento sustentável, processo diagnóstico, ações de mobilização e o uso do questionário como ferramenta. Ao fim foi montado um questionário com cerca de 80 perguntas enviadas pelos participantes.
A oficina contou com a participação de 215 comunitários.

Aplicação do Questionário
A aplicação do questionário deveria contar com o maior número possível de pessoas das comunidades. Os comitês mobilizadores deveriam trabalhar em conjunto com as associações de suas comunidades para mobilizar os moradores para participarem.
Foram aplicados 70 questionários nas comunidades novas e antigas.

Ganhadores da Jornada de Expansão das Comunidades:
Comunidades antigas
1º lugar – Redondo/PB
2º lugar – Anauá/CE
Comunidades novas
1º lugar – Serra do Meio/AL e Tabuleiro/AL
.