TRABALHO E PRODUÇÃO

“Na nossa comunidade um ponto forte é a criação de gado, onde as pessoas tiram o leite e vendem para terem algum lucro. Como também usam no dia ah dia para fazerem qualhada, queijos, manteiga, doces e outros que também ajudam na geração de renda.”

Erica Luiza – Cachoeirinha II/SE

“Os agricultores da comunidade de Cocos também tem criação de galinha capoeira para consumo familiar. E também para geração de renda é feita a venda dos ovos na cidade e nos mercados locais.”

Otacio Oliveira – Cocos/PB

“O artesanato é um dos trabalhos das mulheres da comunidade, trabalhamos o ponto de cruz , crochê, peso de porta e a pintura, além de ser uma boa fisioterapia regam renda”
Deja Feitosa-Mercador/AL

“Aqui na nossa comunidade temos a produção de mel de abelha que serve como consumo e também gera renda.
Fotógrafo:Edivaldo Cardoso ”
Claudia Lunna-Retiro II/SE

“A nossa comunidade tem como base de trabalho e produção a agricultura, especialmente a agricultura familiar. Nosso destaque é a produção de mandioca, o feijão e o milho, produtos comercializados nas feiras locais das cidades de Água Branca e Delmiro Gouveia. Também produzimos diversos tipos de hortaliças, a exemplo do alface, da cebolinha, do coentro entre outros, produtos que são comercializados na própria comunidade.”

Fabio Pereira – Serra do Meio/AL

“Esse é Reginaldo Cruz Xavier, um dos agricultores da comunidade. Nessas imagens ele está colhendo feijão para o próprio consumo e também para vender tanto na comunidade em que mora, como fora dela.”

Ewerthon Silva – Limoal/RN

“Na nossa comunidade possui muitos pedreiros,geralmente são eles que constrói as suas próprias casas e entres outras, ganham renda diária até o termino da obra. ”

Edivânia Souza-Capim/AL

“A mandioca ainda continua sendo um grande potencial em nossa Comunidade essas imagens mostram um pouco de cada processo da raspagem da mandioca até a farinha chegar ao forno . Ao terminar a farinha os seus donos levam para casa nos seus animais e por fim o tradicional beiju no forno”

Lia Araújo-Serra das Viúvas /AL

“Em nossa comunidade nessa época do ano,a palha do milho é utilizada p produção de silagem,onde será armazenada para o consumo dos animais no tempo da estiagem.”

Claudia Lunna – Retiro II/SE

“Preparação de ração para alimentação de bovinos. A criação de gado bovino é uma das atividades produtivas da comunidade.”

Jonicleisson Morais – Modelo I/RN

“Após a colheita do capim, os agricultores da comunidade costumam triturar esse capim numa forrageira. E logo em seguida é exposto ao sol para secar e ser armazenado em sacos.
Esse capim é utilizado para dar de comer aos rebanhos.”
Otácio Oliveira-Cocos/PB

“O corte e costura também é um trabalho realizado por algumas mulheres da comunidade e também geram renda.
Foto: Joselma Goncalves”

Edivânia Souza-Capim/ AL