Batalha/ PB

“A comunidade de Batalha foi criada no ano de 1860, há 157 anos atrás. Tudo começou quando o senhor Antônio Caldeira dos Santos buscou melhores condições de vida, saindo da zona rural do município de São José de Piranhas para a zona rural do município de Monte Horebe. Dessa forma, constituiu sua familia nessa localidade, onde ainda hoje residem seus descendentes. Os residentes mais vividos da comunidade acreditam que pelo fato de Jerônimo Caldeira Dos Santos, filho único de Antônio Caldeira, ser ex-combatente do Exército Brasileiro, a comunidade recebeu o nome de Batalha.”

por Daniel Caldeira

Perfil da comunidade

A comunidade Batalha fica localizada a 6 km do município de Monte Horebe, no Estado da Paraíba. A comunidade possui 30 moradores, divididos em 10 famílias. 

As principais atividades econômicas desenvolvidas em Batalha são: a agricultura de subsistência e a criação de animais.

Os principais alimentos produzidos na comunidade são: milho e feijão.

Os comunitários possuem bens coletivos como o Telecentro com acesso à internet, biblioteca do programa Arca das Letras, impressora, caixa amplificadora, entre outros.

Não há escola ou posto de saúde na comunidade, buscam atendimento na cidade, porém agentes de saúde realizam acompanhamento freqüente.

A comunidade conta com a rede publica para abastecimento de água, entretanto só ocorre de três em três meses. Para auxiliar o consumo diário utilizam água proveniente de poços e cisternas.

Os programas sociais que atendem à comunidade são: o Bolsa Família, o PRONAF e o Programa Garantia Safra.

OBSERVAÇÃO: informações extraídas do diagnóstico comunitário participativo, aplicado na comunidade em julho de 2015.

Fotos: Daniel e Rosa Caldeira