Bebida Velha/ RN

A comunidade Bebida Velha está localizada a 18 km de distância do município de Pureza, no Estado do Rio Grande do Norte. Há 2000 pessoas morando na comunidade, divididos em 300 famílias. A maior parte da população é composta por homens.

As principais atividades econômicas que a comunidade desenvolve são: a agricultura de subsistência, a agricultura comercial e a criação de animais. O índice de pessoas que trabalham fora da comunidade é médio.

Os alimentos produzidos na comunidade são: frutas, legumes, hortaliças,macaxeira e peixe.

Bebida Velha possui escola de com ensino da 1ª à 4ª série, creche e projeto de incentivo a leitura Arca das Letras. O acesso à internet na comunidade é feito por meio do Telecentro.

A saúde dos comunitários é tratada pelo programa Mais Médicos. Além de possuir um posto de saúde, contam também com o acompanhamento freqüente dos agentes de saúde que realizam campanhas no local.

A água é fornecida diariamente pela rede pública, além deste recurso, utilizam poços para suprir o consumo diário. A minoria das casas possui cisterna para armazenamento de água.

Os programas sociais que atendem à comunidade são: o Bolsa Família, o PRONAF, o PAA, o Peti, o Programa Garantia Safra, Mais alimentos e o Programa Nacional de Alimentação Escolar.

OBSERVAÇÃO: informações extraídas do diagnóstico comunitário participativo, aplicado na comunidade em julho de 2015.

Fotos: Vandeilson Pedro e Marcos Silva