BRINCADEIRAS

JIBÓIA

“Na nossa comunidade do Sitiozinho,existe varias brincadeiras que foi passando de geração em geração, entre elas está a brincadeira da jiboia, onde se brinca com o maior números de pessoas possiveis, começa formando uma fila onde vai da pessoa maior para o menor fazendo curvinhas como se fosse a cobra andando cantando a música,
Sindó lê lê,sindó lá lá ,e termina quando o circulo fechar e a cabeça encontrar com o rabo da cobra.”

Raylla Ramos – Sitiozinho/PI

PIÃO

“Pião: Instrumento usado na brincadeira. É feito pelos pais das crianças com galhos da goiabeira.
Como acontece o jogo?
A brincadeira pode acontecer de maneira individual ou em grupo. Inicialmente é feito um circulo no chão e no centro é colocado um pião. Os jogadores devem retirara o pião do cento. Para isso é necessário utilizar a ponteira (cordão retirado de redes velhas). Assim, após enrolar a ponteira no pião o mesmo deve se arremesar contra o pião que esta no centro do círculo tentando retira-lo. O jogador que fizer isso ganha o jogo.”

Rozi Correia – Serra do Meio/AL

AVIÃO

“Mais uma brincadeira muito comum aqui é o avião que é desenhando no chão. O ideal é que tenha dois jogadores ou mais, erra quem pisar na risca e jogar o caco na casa errada. Assim, dando a oportunidade para o outro jogador. E quem conseguir jogar o caco em todas as casas primeiro, vai tomar uma distância do mesmo e jogar o caco em uma das casas de costas, quando acertar, marca um x na mesma e começa tudo de novo só que na casa do x ele ou ela vai pular com os dois pés e o adversário terá q salta esta casa. Ganha quem tiver maior quantidade de x. “

Cícera Soares- Covões de Baixo/AL

CORRIDA DE OVO

“Para brincar, somente é necessário marcar um ponto de largada e outro de chegada. As crianças terão que atravessar de uma linha a outra segurando uma colher na boca, sobre a qual se equilibra o ovo. Para evitar sujeiras, é necessária que o ovo esteja cozido. Vence a criança que chegar primeiro à linha de chegada sem derrubar o ovo.
Brincadeira  que usamos muito na nossa comunidade. “

Heronilda Ventura- Sítio Mercador/AL

CABRA CEGA

“Cabra cega é outra brincadeira que vem sido passada através dos tempos para as crianças da comunidade.
brincadeira é bem divertida e funciona assim:A gente tapa os olhos de uma pessoa com um pano e ela tem que pegar em alguém e através do tato vai tentar descobrir quem foi que ela pegou se não adivinhar perde e vai ser a cabra cega novamente mas se acertar quem foi que ela pegou aí passa o pano para a pessoa que foi pegada.

Ronaldo Vaqueiro – José Ribamar/SE

PAU-DE-SEBO

Aqui na nossa comunidade temos o costume de fazer essa brincadeira na época da Semana Santa,o nome dela é:PAU-DE-SEBO, ela funciona da seguinte forma:pessoas se reúnem vão na mata procurar um caule de arvore de preferência o mais alto e reto,depois é colocado sobre esse caule “sebo”uma espécie de gordura que deixa a superfície lisa,feito isso o caule é fixado no chão e uma quantia em dinheiro é colocado no topo do tronco para que a pessoa que conseguir subir até o final ganha o prêmio,isso é bem difícil porque com o sebo não há muita possibilidade de apoio pois o mesmo fica muito liso;vai uma pessoa de cada vez não é permitido ajuda de outras pessoas,se no final da brincadeira ninguém conseguir pode-se fazer uma escadinha igual vemos ai nas fotos com isso conseguem chegar ao topo e assim dividem o prêmio!Já Já estaremos repetindo essa brincadeira pois aqui ela é um secesso e uma tradição!!

Paula Lima – Oitis/CE

CADÊ O GRILO ?

“Jeito de brincar forma-se uma fila e uma pessoa fica de fora. Ela pergunta: “Cadê o grilo?”. O primeiro da fila responde: “Está lá atrás”.A pessoa corre até o final da fila para pegar o último colega, que deve correr até o início da fila para fugir do pegador. Se chegar ao início antes do pega, está a salvo. Senão, sai da brincadeira. O próximo a perguntar “Cadê o grilo” é o que estava no final da fila e foi para o início.”

Josias- Solidão/PI

PASSAR O ANEL

“Passar o anel é uma brincadeira em grupo onde uma pessoa fica com o anel na mão e vai passando de mão em mão dos colegas deixando aleatoriamente na mão de algum deles e outro tem que adivinhar onde ficou o anel e se ele adivinhar é a vez dele de passar o anel. “

Vanielli Geilson-Baixo Paraíba/PB

BILA

“Não tem número certo de participantes, quanto mais pessoas participar dabrincadeira mais divertida ela fica.
O objetivo da brincadeira é acertar(matar) com a sua bila a bila do adversário. Quando acerta a bila do participante ele sairá da brincadeira. Vence quem consegue não ser atingido por nenhuma bila.”

Nalri Pereira – Barreiros/PB

PATA DE CAVALO

“A brincadeira Patas de Cavalo consiste em você andar sobre quengas de coco unidas por uma corda ou cordão. A brincadeira recebe este nome devido ao som que é emitido das quengas de coco ao baterem no chão, lembrando assim a pisada do cavalo. Geralmente, as crianças apostam carreiras para ver quem chega primeiro ao lugar determinado. Às vezes na aposta é preciso chegar ao lugar determinado sem que coloque os pés no chão, pois se colocar é eliminado da brincadeira.”

Dyovany Otaviano – Riacho de Pedra/PE

BALANÇO

“Basta uma galha de árvore forte, um pedaço de madeira e uma corda que a diversão está garantida. O balanço tem realmente o poder de balançar a garotada deixando-a envolvida e sorridente. O dia passa ligeirinho, ligeirinho e quando entre um balanço e outro meninos e meninas começam a cantar, nem os passarinhos do mato ganham deles. Oh, coisa boa!”

Dyovany Otaviano-Riacho de Pedra/PE

ELÁSTICO

“Em nossa comunidade, umas das brincadeiras tradicionais que foi passada de geração por geração é o  elástico, que pode ser usado de várias formas como a brincadeira do triangulo, em que é formada por seis pessoas, três pessoas seguram e três pulam de varias formas, e vai aumentando o nível do jogo, porém a que errar sai do jogo e dá a chance para outra pessoa brincar. “

Edivânia Souza- Povoado Capim/AL