Camboa/ PE

“Segundo os mais velhos da comunidade, o nome Camboa se deu por pessoas que vinham pescar  na comunidade, no Rio Capiberibe, que passa dividindo a comunidade Camboa (município Lagoa de Itaenga) e a comunidade Chá de Taboca (município Carpina). Essas pessoas vinham pescar com uma camboa (instrumento que usavam pra pescar no rio). Por isso, quando passavam, outros comentavam:  já vai com a Camboa, né?! Não se sabe desde que ano a comunidade se chama Camboa. Até hoje, alguns da comunidade e da cidades vizinhas vêm pescar no rio – não como fonte de renda, como antes. Hoje o rio se encontra esquecido pela população e alguns até jogam lixo dentro do rio, que já saciou a fome de muitos. O rio era rico em peixes e tinha água cristalina, onde as mulheres da comunidade lavavam suas roupas, usavam a água para tarefas da casa e nas lavouras, como também para uso dos animais.”

por Abigaill Isaura

Perfil da comunidade

Fundada em 1820, a comunidade Camboa fica localizada a 7 km do município de Lagoa de Itaenga, no Estado de Pernambuco. A comunidade possui 520 moradores e está dividida em 105 famílias. A população é composta em sua maioria por mulheres.

As principais atividades econômicas desenvolvidas na comunidade são: a agricultura de subsistência e a criação de animais.

A comunidade possui escola com ensino da 1ª à 4ª série e da 5ª à 8ª série, programa de alfabetização de jovens e Adultos e curso de artesanato.Atualmente, a comunidade ganhou um tablet que dá a oportunidade de realizar cursos on-line como de fotografia e vídeo e linguagens não verbais.

Os principais alimentos produzidos na comunidade são: Macaxeira, batata doce, feijão, inhame, milho e fava.

Camboa possui um posto de saúde e conta com o acompanhamento freqüente dos agentes de saúde. E também, é atendida pelo o programa Saúde da Família.

A comunidade dispõe de rede pública para abastecimento de água, com freqüência de fornecimento a cada um dia. E para suprir as necessidades diárias conta com o auxilio de carro-pipa, água extraída de poço, uma minoria possui cisterna. Em relação ao esgotamento das casas, a maior parte utiliza fossa séptica.

Os programas sociais que atendem à comunidade são: o Bolsa Família, o PRONAF eo Programa Nacional de Alimentação Escolar, Programa de Incentivo à Produção de Agricultura e Consumo de Leite.

OBSERVAÇÃO: informações extraídas do diagnóstico comunitário participativo, aplicado na comunidade em julho de 2015.

Fotos: Abigail Isaura e Lindomar Alexandre