Caraibeiras dos Teodósios/AL

“Deu-se esse nome por conta de uma fonte de água salobra com cinco pés de caraibeiras (ipê amarelo do Cerrado) ao seu redor. Por ser uma região seca, a abundância de água atraiu o velho Teodósio e seus filhos àquelas terras. Lá fizeram um pequena cabana para eles e um curral para suas criações e daí tirarem seu sustento através de leite, queijo e carne ali produzidos. Por ser distante da cidade, os trabalhadores decidiram construir suas casas por ali mesmo e ir à cidade apenas nos fins de semana. Com isso, foram se casando e ali construindo suas casas e famílias e assim dando origem ao nosso povoado.
Obs: A fonte até hoje está lá, servindo para saciar a cede das criações e, dos cinco pés de caraibeiras, só existe atualmente um pé.”

por Aldair Santos

Perfil da comunidade

A comunidade Caraibeiras dos Teodósios localiza-se à 12 km de distância do município de Pariconha, em Alagoas. Fundada em 1800, a comunidade possui 549 moradores, distribuídos em 200 famílias.

As principais atividades econômicas exercidas na comunidade são a agricultura de subsistência, a criação de animais, o artesanato e o comércio, sendo baixa a taxa de moradores que trabalham fora da comunidade.

Caraibeiras possui uma escola, com ensino da 1ª à 4ª série., além de um programa de alfabetização para jovens e adultos.

Os principais alimentos produzidos no local são o feijão e o milho, sendo a maior parte da produção agrícola orgânica.

A comunidade possui um posto de saúde, com atendimento odontológico, e é atendida pelo programa Saúde da Família.

Caraibeira dispõe de rede pública para abastecimento de água e a maior parte das casas possui cisternas instaladas.

O esgotamento é feito por fossas sépticas e pelo descarte ao ar livre. A comunidade possui coleta de lixo.

Os programas sociais que atendem à comunidade são o Bolsa Família, o Pronaf, o Programa Garantia Safra e o Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Fotos: Aldair Santos e Luis David