Cocos/PB

“Segundo relatos dos mais velhos, quando as primeiras famílias chegaram nesse local só existia mata, onde a maior parte era de COCO CATOLÉ. Assim, originou-se a nossa comunidade, recebendo esse nome de Sítio Cocos, que agora, nos dias atuais, é bem desenvolvida, com cerca de 185 famílias. E é um lugar muito agradável para se viver.”

por Otacio Oliveira

Perfil da comunidade

Fundada em 1812, a comunidade Cocos fica localizada a 10 km do município de Cajazeiras, no Estado da Paraíba. A comunidade possui 680 moradores, divididos em 170 famílias.

As principais atividades econômicas desenvolvidas em Cocos são: a agricultura de subsistência, agricultura comercial e a criação de animais.

A comunidade possui escola com ensino da 1ª à 4ª série e da 5ª à 8ª série. Além de cursos profissionalizantes de corte e costura, cabeleireiro e um programa de alfabetização para jovens e adultos.

Os principais alimentos produzidos na comunidade são: milho, feijão, gergelim, frutas e verduras.

Um posto de saúde também funciona na comunidade e há acompanhamento freqüente dos agentes de saúde.

.A comunidade dispõe de rede pública para abastecimento de água, com freqüência baixa de fornecimento, tendo que ser suprido por poços e carros-pipa. Em relação ao esgotamento das casas, a maior parte utiliza fossas sépticas.

Os programas sociais existentes em Cocos são: Bolsa Família, Pronaf, Programa Garantia Safra, Programa Nacional de Alimentação Escolar, PAA.

OBSERVAÇÃO: informações extraídas do diagnóstico comunitário participativo, aplicado na comunidade em julho de 2015.

Fotos: Otacio Oliveira