CULINÁRIA TÍPICA

FEIJÃO MEXIDO

“Uma das comidas tipicas dos antepassados que até hoje é feita e degustada por varias pessoas.
INGREDIENTES;
Cuscuz,feijão, cebola, coentro, alho, pimentão, sal a gosto e uma colher de sopa de óleo(manteiga), pimenta e corante.
MODO DE FAZER:
Coloque a panela no fogo com o óleo(manteiga), uma pitada de corante, sal a gosto, depois coloque o alho, a cebola, o coentro, pimentão e a pimenta tudo picado, deixe passar um minuto no fogo, depois tire do fogo e misture tudo juntamente com o cuscuz e o feijão já cozido. Pode ser servido com a macaxeira, que também é conhecida por mandioca, ou arroz.
BOM APETITE!”

Missicléya Jannayna – Santo Antônio dos Posseiros/CE

PAMONHA

“A pamonha e a canjica são comidas tipicas da nossa comunidade.

A PAMONHA é feita do milho verde, esse milho é moído formando assim uma massa, onde são acrescentados o açúcar ou o sal. Esta massa é colocada para cozinhar na própria palha do milho. E estará pronta assim que essa massa fique firme e macia. As pamonhas também podem receber um recheio do seu gosto, é muito comum usar queijo, nata ou manteiga. E ela costuma ser servida no café da manhã.

A CANJICA é feita do milho verde moído, em seguida é lavado e coado, formando assim um leite que é adicionado açúcar e uma pitada de sal e levado ao fogo até engrossar, depois de engrossar deixa-se cozinhar por alguns minutos. Pode ser comido juntamente com leite de vaca.”

Otacio Oliveira – Cocos/PB

CARNE DE BODE

“Aqui na comunidade a carne do bode é uma comida tradicional da culinária dos moradores, e muito simples de fazer, você corta ela em pedaços pequenos depois de colocar numa panela você tempera com todos os temperos a seu gosto, ai você passa na panela por alguns minutos ate que ela fique dourada, coloca um pouco de água e deixa  ferver alguns minutos na panela de pressão. Entretanto, se não quiser com caldo, você pode deixar o caldo secar ,coloca mais um pouco de óleo e deixa ela assar. Assim fica pronto para servir no almoço ou na janta com arroz ,macarrão,feijão etc…  BOM APETITE.”

Cleonete Cavalcante- Baixa do Morro/PI

CANJICA

“Comida Popular Tradicional: Canjica
Ingrediente: Grãos de quatro espigas de milho
1 litro de leite de coco
1 xícara de chá de açúcar
Sal a gosto
O preparo é rápido com a ajuda de um liquidificador. Junte todos os ingredientes e bata bastante, até formar um creme. Depois, passe em uma peneira para retirar o bagaço e leve apenas o caldo ao fogo médio. E mexer sempre, por aproximadamente 30 minutos, até engrossar.
Quando virar um mingau, a canjica está pronta.”

Joyce Silva-Campinhos/AL

MOLHO DE MAXIXE

“Para fazer o molho de maxixe precisa-se de maxixe, água, leite de coco, carne de charque, tomate, batatinha, cebola, alho, coentro, colorau, cominho e sal. As quantidades vai de acordo com o quanto se tem ou deseja fazer, as verduras e temperos são a gosto. Para preparar o molho lava-se e raspa-se o maxixe, depois corta-o em pedaços. Em seguida junta-se todos os ingredientes em uma panela, leva-se para o fogo e deixa-se cozinhar até o maxixe ficar molinho. Normalmente, o molho de maxixe é servido como tira-gosto ou no almoço chegando a substituir a carne.”

Dyovany Otaviano – Riacho de Pedra/PE

TORTA DE SARDINHA

“Ingredientes: 4 cenoras raladas, 2 cebola grande ralada, 3 colheres de manteiga, 2 tomates picadas, 1 pimentão picado, 2 latas de sardinha, 3 copos de farinha de trigo sem fermento, sal, orégano, coentro a gosto.
Modo de preparo: colocar 2 cenoras, 1 cebola ralada, 2 colheres de manteiga e o coentro e sal a gosto, na panela para refogar até ficar dourado, e ser retirado do fogo e deixar esfriar e colocar a a farinha de trigo e bater a massa sem deixá-la muito grosa.
Recheio: coloque 2 tomates e meio pimentão picados, 2 cenoras e 1 cebola ralada, 2 latas de sardinha, 1 colher de manteiga, refogar até se formar uma calda grossa e retirar do fogo e montar a torta.
Montagem da torta: 3 camadas – 1 de massa, 2 com o recheio, 3 colocar o restante da massa pra cobrir o recheio e colocar em forno preaquecido por 25 minutos de pendendo do tamanho da forma, pode acrescentar alguns minutos a mais.
Para saber se a torta esta pronta, é só verificar com um garfo para ver se a massa ainda gruda, se não grudar sua torta estará pronta para ser servida.


Edvânia Souza e Eliene Leninha – Capim/AL

BOLO DE PÉ MOLEQUE

“RECEITA DE BOLO DE PÉ DE MOLEQUE
1 kg massa de mandioca

200 g de castanha
200 g de amendoim
1 xícara de café solúvel forte
3 xícaras de açúcar
1 coco seco passado no liquidificador
2 margarina de 250 g cada
10 ovos
50 g de cravo da Índia
50g de erva doce triturado.

MODO DE PREPARO
Bata bem o açúcar, os ovos inteiros e a margarina
Depois coloque a massa já lavada e peneirada, triture a castanha o cravo e o amendoim
Despeje dentro da massa coloque o café, o leite de coco e a erva – doce
Reserve castanha para enfeitar o bolo
Leve para forma untada e enfeite com as castanhas
Forno quente (180º graus), quando o palito estiver limpo estar no ponto de retirar do forno desinforme com ele quente”

Josiane Gomes- Tanque Velho II/PI

ARROZ DOCE

“Ingredientes:
2 xicaras de arroz
6 copos de água
1 coco ralado
500 g de açúcar
Canela em pó a gosto
Modo de preparo: coloca o arroz e água no fogo até cozinhar, acrescente o açúcar e o coco, deixe no fogo mais 10 minutos para que os ingredientes se misturem. Apos cozinhado sirva colocando a canela por cima.
O arroz doce é um prato muito usado em nossa comunidade, tanto para oconsumo das familias como para ser vendidos em festas.”

Claudia Lunna- Retiro II/SE

MUNGUNZÁ

“Ingredientes: Feijão, Milho,Água, Sal, Pé de Porco, Orelha de Porco.Modo de Preparo: Misture água, sal, feijão, milho, orelha de porco e pé de porco e cozinhe.
Tradicional Mungunzá… Servido em comemorações de modo geral.”

Maria Estela Pereira, Guilherme Angelo Moreira,  Janaina Lima, Sheyla Oliveira e Janilda Rodrigues- Sítio Alegre/CE

UMBUZADA

“Ingredientes: 2 quilos de umbu, 1 litro de leite( de coco ou em pó fica a critérios), 2 xícaras de açúcar, 4 litros de água
Modo de preparo: cozinhe os umbus, depois de cozinhados deixe esfriar e retire os caroços do mesmo coe, e bata no liquidificador juntamente com o leite e o açúcar, em seguida ponha na geladeira, assim ficará mais conservado para o consumo diário, ou se preferir pode servir na hora em que foi feita.
Aqui na minha comunidade geralmente o pessoal mais idoso acrescenta farinha na Umbuzada, em compensação a galera mais jovem preferem ela acompanhada de (biscoitos, pães) .
Este é um prato tradicional aqui principalmente em época de semana santa, e devido a fazer parte de nossa culinária isso nos enriquece ainda mais, e é servido antes do almoço ,pois é muito forte.

Cícera Soares- Covões de Baixo/AL

QUEIJO DE MANTEIGA

Ingredientes
4 litros de leites ou mais.
Modo de fazer:
Deixe o leite coalhar, e apurar bem muito. Coloque num saco de pano e deixa escorrer o soro do leite. Após, bata bastante em uma garrafa, coloque no fogo e tire a manteiga. Misture e fica pronto!

Obs: Quando for fazer não pode chegar ninguém pois coloca a perder, dizem os mais velhos. É uma simpatia da comida, pois só tirei foto depois de pronto!

José Neto-Rodondo II/PB

CUSCUZ

“O cuscuz é uma comida típica da culinária nordestina, muita saborosa e fácil de preparar. Basta molhar a massa, colocar sal, deixar ” descansar” por uns 10 minutos e colocar na cuscuzeira. Deixa por uns 20 ou 25 minutos e é só servir de várias formas.”

Vanessa Oliveira- Olho D’agua Comprido/CE