FESTAS E CELEBRAÇÕES

CARETAS

Por Por Paula Lima e Guilherme Emanuel
Oitis/CELeia mais

LAÇO DO CARNEIRO

Por Josias Ribeiro
Solidão/PILeia mais

MISSA DO VAQUEIRO

Por Eronilda Ventura
Mercador/ALLeia mais

TERÇO DO PADRE CÍCERO

Por Rosa Caldeira
Batalha/PBLeia mais

NOVENÁRIO DE SANTA CECÍLIA

Por Maria Helena
Serra das Viúvas/ALLeia mais

MISSA DO VAQUEIRO

Por Eronilda Ventura
Mercador/ALLeia mais

CARETAS

Por Por Paula Lima e Guilherme Emanuel
Oitis/CELeia mais

MISSA DO VAQUEIRO

“Todo ano na comunidade mercador é realizada a tradição da missa de vaqueiro, no mês de Junho, onde reúne vaqueiros de todos os povoados vizinhos, para fazer a celebração da missa, e logo em seguida, vem a cantoria, disputas de corrida, com premiações. A noite, temos animações, com bandas culturais.”

Eronilda Ventura – Mercador/AL

DIA DE SÃO JOSÉ

“A comunidade de Batalha, realiza todos os anos o dia de São José , no dia 19 de março , onde se é comemorada com muita fé e devoção ,onde se é cantada musicas que faz referência ao mesmo acompanhada por um triangulo e outros equipamentos ,o qual faz uma caminhada com a imagem e depois acontece o terço , logo depois é oferecido um lanche para todos os fiéis , como diz o texto a seguir:“são José foi escolhido por Deus para esposo da Virgem Maria, a mais santa de todas as mulheres, é porque ele era o mais santo de todos os homens. Se houvesse alguém mais santo que José, certamente seria esse escolhido por Jesus para esposo de Sua Mãe Maria. Nós não pudemos escolher nosso pai nem nossa mãe, mas Jesus pôde; então, escolheu os melhores que existiam”.

Rosa Caldeira- Batalha/PB

SÃO JOÃO DE RIACHO DA PEDRA

“O evento junino “São João de Riacho de Pedra”, é uma festa popular e tradicional que acontece em dois dias na comunidade. Tem apresentações culturais com crianças e jovens onde estes dançam, cantam, dublam e
interpretam. A Quadrilha Junina Pedra que Canta todo ano aborda um tema relacionado a vivência das pessoas da comunidade e ainda tem shows com artistas locais e regionais. A festa acontece no Palhoção Arrasta-pé que é todo montado e ornamentado com a participação da comunidade. Este evento vem a cada ano crescendo e tornando-se um expoente no cenário cultural municipal.

Dyovany Otaviano-Riacho da Pedra/PE

LAÇO DO CARNEIRO

Por Josias Ribeiro
Solidão/PILeia mais

PADROEIRA NOSSA SENHORA APARECIDA

“No mês de Outubro, toda a comunidade se reunem para realizar a festa da comunidade com a padroeira Nossa Senhora Aparecida. Em 2011 iniciou nessa comunidade a festa do padroeiro, todas as famílias se reunem na Capela para louvar, agradecer a Deus pela bênçãos derramadas em suas famílias. São 09 noites de novenas, cada noite organizada por duas ou três famílias e ficando a missa de ação de graças a Nossa Senhora Aparecida para acontecer um dia após a última noite, acontecendo neste dia sempre no período tarde a realização da missa, primeira comunhão das crianças da comunidade e realização da procissão com a imagem, as crianças e os fiéis andando ao redor das casas próxima a Capela e brincadeiras e sorteios para todas as crianças presentes na festa. Para realização das noites de novenas temos também o envolvimento dos jovens,que a cada noite fazem apresentações com coreografias, teatros religiosos também envolvendo as crianças da comunidade, apresentação de ministério de música de outros lugares acontecendo na Capela muita alegria, envolvimento e oração. Temos na comunidade muitos religiosos da igreja católicas e que cada noite fazem suas doações em prêmios, e ofertas que a cada ano no final da festa o grupo organizador se reúne e presta contas e já se define o que se vai fazer com o dinheiro arrecadado.”

Maria Andrade – Maxi/AL

QUADRILHA LUAR DO SERTÃO

“A Quadrilha Luar do Sertão, formada por jovens da comunidade, dança todos os anos com objetivo de arrecadar fundos para doação. Este ano as arrecadações foram doadas para a reforma da igreja católica da comunidade.
Apresentação foi no sábado do dia 18/06/2016, no clube de festas do Pov. Campinhos”

Maria Amélia Queiroz- Campinhos/AL

DONA FRANCISCA

“A comunidade de Batalha tem uma grande tradição , desta vez é a tradição de Dona
Francisca , a qual a mesma fez uma promessa desde quando morava no sul de alagoas e
trouxe a promessa com ela quando veio morar na comunidade de Batalha ,a qual sua
promessa é rezar todos os anos no dia 14 de janeiro a renovação do sagrado coração de
Jesus ,tradição está que veio se expandindo para suas gerações ,após seu falecimento
,sua filha Jaderlina continuou com a mesma comemoração nos anos seguintes com a
mesma promessa feita pela sua mãe ,quando dona Jaderlina veio a falecer passou para a
neta de dona Francisca a também chamada Francisca que possui o mesmo nome da sua
avó ,onde está sendo feita desde o falecimento de sua mãe , essa renovação é muito
conhecida por todos por ser considerada uma grande tradição da comunidade , ao fim
desta celebração são distribuídos lanches a todos os fiéis .
Infelismente não temos fotos da celebração por nunca pensarmos em registra-las , mas
abaixo estão Dona Francisaca vicente que é a que lidera essa tradição. “

Rosa Caldeira- Monte Horebe/PB

MISSA DO VAQUEIRO

Por Eronilda Ventura
Mercador/ALLeia mais

TERÇO DO PADRE CÍCERO

“A comunidade de Batalha realiza todos os dias 20 de todos os meses o terço de Padre Cicero , o qual tem um grande numero devotos , onde reùne pessoas da comunidade e comunidade vizinha , sendo que essa é uma promessa feita por Dona Francisca Vicente em que segundo a mesma alcançou grandes bênçãos com a interceção de Pe . Cicero , onde ao termino do terço são distribuidos lanches , onde tem como principal referência o siquilho caseiro.”

Rosa Caldeira – Batalha/PB

FESTA DE SÃO JERÔNIMO

“A comunidade de Batalha , comunidade que possui uma grande religiosidade tem suas festas e cultura , em especial a festa de São Jerônimo , na qual foi construída uma capela na comunidade onde foi dada o nome de São Jerônimo (santo que traduziu a bíblia ) , em homenagem ao Patriarca da comunidade “Jerônimo Caldeira” ainda em vida por ser o homem mas velho da comunidade e por sua bonita história de vida e que por mera coincidência é comemorado no dia seu aniversário . Mesmo Jerônimo Caldeira tendo falecido no ano de 2014 as festas continuam ,com a celebração de novenas e a celebração da santa missa no dia 30/09 (que é justamente o dia de São Jerônimo e aniversário de Jerônimo Caldeira ) a onde ao fim da celebração são distribuídos bolos e refrigerantes para todos os fiéis.
O texto a baixo fala um pouco sobre a história de são Jerônimo para todos terem maiores informações sobre a vida do mesmo .
São Jerônimo foi um homem de grande cultura, era doutor nas Sagradas Escrituras, teólogo, escritor, filósofo, historiador. Foi ele quem traduziu a Bíblia pela primeira vez, do hebraico e grego para o latim, a língua falada pelo povo. Sua tradução foi chamada de Vulgata, ou seja, popular..
São Jerônimo nasceu na Dalmácia, hoje Croácia, no ano de 340. Sua família era rica, culta e de raiz cristã. Ele era filho único e herdou uma pequena fortuna de seus pais. Após a morte deles, Jerônimo foi morar em Roma. Lá, estudou retórica, que é a arte de falar bem, oratória, com os melhores mestres da época. Com isso, adquiriu mais cultura ainda.”

Daniel Caldeira- Batalha/PB

COSTUMES DAS FESTAS JUNINAS

“Como de costume nas festas Juninas comemoramos com várias comidas típicas a base de milho que seguindo
a tradição sempre era plantado no dia de São José, hoje em dia com a mudança dos tempos e com a falta de
chuvas nem sempre é possível colher milho na época dessa festa, mas sempre que dá os Assentados se
reúnem para fazerem a canjica, a pamonha e o milho assado ou cozido que é servido para todos presentes.”

Givaldo Silva Santos-Cachoeirinha Agrovila I- SE