DESAFIO 4 – EXECUTAR UMA AÇÃO QUE RESPONDA AOS CAMINHOS APONTADOS NOS DESAFIOS ANTERIORES

Comunidade: Capim de Cima/PE

Municipio: SURUBIM

Estado: PE

DESCRIÇÃO DA PRIMEIRA AÇÃO REALIZADA

Título da ação: FORTALECENDO O ASSOCIATIVISMO

Desde os conceitos trabalhados da proposta na Jornada das Comunidades, o comitê mobilizador e lideranças da comunidade Capim de Cima em Surubim – PE mobilizou a comunidade e parceiros na realização da sua ação simples apontada pelo tema Organização Comunitária trazendo para a comunidade uma palestra sobre o Associativismo diante do problema central que é a Pouca Mobilização e Organização da Comunidade.
Em parceria com o IPA – Instituto de Pesquisa Agronômica de Pernambuco, aconteceu no dia 21 de Novembro de 2019 na capela da comunidade a palestra na pessoa do Sr. Rijalma e equipe, ambos do IPA, mostrando e esclarecendo os seguintes pontos: O que é Associativismo, como deve funcionar o Associativismo dentro de uma associação e na comunidade, fortalecimento do Associativismo para ações coletivas, direitos e deveres dos associados. A palestra foi realizada em com apresentação de slides, vídeos, imagens e a fala do mediador da palestra o Sr. Rijalma interagindo com toda a comunidade que se fez presente. Participou da ação mais de 30 comunitários, sendo bem representada a comunidade nos gêneros (jovens, mulheres e homens). Também com o acompanhamento do agente de desenvolvimento comunitário (Vandeilson Pedro) do COEP Nacional.
O resultado obtido desta ação vem acontecendo aos poucos, iniciado até pela própria atuação do comitê mobilizador que é uma das propostas da jornada, o número de pessoas presentes na palestra é outro indicador de resultados e espera-se que a participação dos associados na associação daqui por diante melhore cada vez mais.

março 12th, 2020|