DESAFIO 6 – EXECUTAR A SEGUNDA AÇÃO E AVALIAR A JORNADA

Comunidade: Covões de Baixo/AL

Municipio: Água Branca

Estado: AL

DESCRIÇÃO DA SEGUNDA AÇÃO REALIZADA

Título da ação:Transporte escolar ineficiente

Foi realizada uma palestra com a mãe dos alunos, professores, serviçais e motorista, no intuito de tratar sobre a questão do transporte escolar, pois além de ser inadequado, para os alunos a um grande número de alunos e apenas uma D.20, muitas vezes o motorista dar duas viagens e com isso alguns alunos acabam chegando mas cedo e outros mas tarde, isso acontece também quando é para retornar para casa. Todos estes fatores acabam atrapalhando o ensino aprendizagem dos alunos, e também acaba prejudicando o trabalho do professor, além de sser uma jornada de trabalho cansativa para o motorista, tudo isso colabora para a evasão escolar, para o desinteresse por parte dos alunos, pois chegam cansados devido o percurso que fazem todos os dias, além de outros fatores…

AVALIAÇÃO COLETIVA DA JORNADA

O que a participação na Jornada trouxe de bom para a comunidade? O que valeu a pena na jornada? Quais foram os pontos positivos? A participação na Jornada trouxe algo de bom?

Acreditamos que um dos pontos negativos foi a questão do término da jornada, pois muitas das comunidades ainda estavam desenvolvendo suas ações, uma vez que nem todas as ações dependem somente da comunidade...

Quais foram as maiores dificuldades que vocês tiveram para realizar a Jornada? Quais foram os pontos negativos? A participação na Jornada trouxe algo de ruim para os participantes?

As maiores dificuldades que encontramos foi no que diz respeito a encontrar um profissional para ministrar as palestras, uma vez haviam alguns profissionais porém ambos não tinham disponibilidade, além de ter poucos profissionais que tratasse das questões postas em pauta na minha comunidade... Em relação ao pontos negativos é aquilo que falamos questão de tempo entre uma atividade e outra as vezes não era suficiente para realizar a ação, em especial nas atividades relacionadas ao desenvolvimento da ação, a execução da ação... A participação na jornada foi um dos pontos mais importantes pois através dela teve um envolvimento maior da comunidade, nas atividades em especial nas ações.

Quantas pessoas se envolveram diretamente na organização da jornada em sua comunidade? Quantas pessoas se envolveram na realização das atividades (na construção da matriz FOFA, das Arvores realização das ações, etc)? Como vocês avaliam a participação e o envolvimento das pessoas da sua comunidade nas atividades propostas pela Jornada?

Acreditamos que cerca de 40 pessoas se envolveram principalmente nas ações, ja em relação a construção da Matriz Fofa e das árvores teve um envolvimento menor entre 6 e 8 pessoas um número satisfatório, pois temos um grupo de qualidade, comprometimento um grupo capaz mobilizar as pessoas da comunidade. Nossa avaliação foi muito positiva diante dos resultados que obtemos após a realização das ações, uma avaliação foi muito positiva sabemos que a jornada nos proporcionou atividades que permitia um envolvimento maior dentro da comunidade e nas atividades proposta pela jornada.

Como avançar nas atividades propostas na Jornada? O que pode ser feito em um próximo passo? Como mobilizar mais pessoas?

Acreditamos que estamos no caminho certo e o que nos resta é dar continuidade envolver ainda mas as pessoas para que possam perceber a importância de uma associação dentro da comunidade e o quanto é importante que todos participem e colaborem nesse processo de construção de uma comunidade melhor onde as pessoas estejam ativas...

fevereiro 11th, 2020|