DESAFIO 6 – EXECUTAR A SEGUNDA AÇÃO E AVALIAR A JORNADA

Comunidade: Espinheiros/CE

Municipio: Aurora

Estado: CE

DESCRIÇÃO DA SEGUNDA AÇÃO REALIZADA

Título da ação:Capacitação para jovens na comunidade (curso de mecanização agrícola)

A ação foi um curso de mecanização agrícola com jovens da comunidade com jovens que moram na comunidade e buscam a capacitação para melhoramento de seus currículos. Foi capacitado seis jovens desdes da manutenção da maquina até trabalho desenvolvido em campo com esse trabalho teremos mais pessoas capacitadas ao trabalho rural mecanizado dentro da própria comunidade.

AVALIAÇÃO COLETIVA DA JORNADA

O que a participação na Jornada trouxe de bom para a comunidade? O que valeu a pena na jornada? Quais foram os pontos positivos? A participação na Jornada trouxe algo de bom?

As atividades desenvolvidas serviu muito para bom andamento da associação quanto as questões de participação das pessoas na associação ,desenvolvimento comunitários e e organização comunitária. Houveram vários pontos positivos tais como; Aproximação das pessoas ao telecentro,melhor participação dos jovens,capacitação aos jovens em mecanização agrícola,participação de homens e mulheres. Já os pontos negativos: que nem todas as pessoas participam,baixo índice de participação dos homens,falta de pessoas capacitadas,internet fraca.

Quais foram as maiores dificuldades que vocês tiveram para realizar a Jornada? Quais foram os pontos negativos? A participação na Jornada trouxe algo de ruim para os participantes?

As dificuldades foi o pouco envolvimento das pessoas e no mesmo foi ponto negativo. Quanto a algum ruim não houve , que mais jornadas venham.

Quantas pessoas se envolveram diretamente na organização da jornada em sua comunidade? Quantas pessoas se envolveram na realização das atividades (na construção da matriz FOFA, das Arvores realização das ações, etc)? Como vocês avaliam a participação e o envolvimento das pessoas da sua comunidade nas atividades propostas pela Jornada?

Foram envolvidas diretamente 15 pessoas nas reuniões,construção de FOFA,arvores de problemas e soluções e muitas pessoas da associação se envolverem em media de 45% . As pessoas se envolveram bem e demostram bom interesse com os trabalhos.

Como avançar nas atividades propostas na Jornada? O que pode ser feito em um próximo passo? Como mobilizar mais pessoas?

uma forma seria envolver mais mobilizadores para que não fique em uma só pessoa a responsabilidade de desenvolver os trabalho dentro das comunidades.

fevereiro 13th, 2020|