DESAFIO 6 – EXECUTAR A SEGUNDA AÇÃO E AVALIAR A JORNADA

Comunidade: Pe de Serra/PI

Municipio: São Braz

Estado: PI

DESCRIÇÃO DA SEGUNDA AÇÃO REALIZADA

Título da ação:DANOS CAUSADOS AO MEIO AMBIENTE PROVOCANDO PELA POLUIÇÃO DOS MORADORES DA COMUNIDADE

Nós nos reunirmos em algumas ruas para fazermos uma pequena coleta de lixo em volta dos muros e ruas , na ocasião foi possível verificar que havia muitas garrafas pet além de pedaços de tecidos , sandálias usadas, tudo isso colabora para a poluição da água e inclusive pode leva a extinção as espécies aves. Um outro aspecto é que apesar de ter bastante lixo nota-se que está precisando de um carro com urgência para fazer carregar lixo e colocar em área correta

AVALIAÇÃO COLETIVA DA JORNADA

O que a participação na Jornada trouxe de bom para a comunidade? O que valeu a pena na jornada? Quais foram os pontos positivos? A participação na Jornada trouxe algo de bom?

Positivamente a Jornada trouxe uma união comunitária, algo que estava muito decadente dentro de nossa comunidade.

Quais foram as maiores dificuldades que vocês tiveram para realizar a Jornada? Quais foram os pontos negativos? A participação na Jornada trouxe algo de ruim para os participantes?

A maior dificuldade foi para realizar as ações, grandes dificuldades para encontrar um prefeito para entregar o requerimento solicitando a limpeza do açude da comunidade Pe de Serra.

Quantas pessoas se envolveram diretamente na organização da jornada em sua comunidade? Quantas pessoas se envolveram na realização das atividades (na construção da matriz FOFA, das Arvores realização das ações, etc)? Como vocês avaliam a participação e o envolvimento das pessoas da sua comunidade nas atividades propostas pela Jornada?

Na construção da matriz fofa tivemos 18 pessoas, na construção das primeira árvores sempre teve entre 9 à 12 pessoas presentes
Na primeira ação havia 3 pessoas,
Construção da Segunda das árvores sempre teve entre 5, 6 pessoas já na segunda ação em torno de 5 pessoas

Como avançar nas atividades propostas na Jornada? O que pode ser feito em um próximo passo? Como mobilizar mais pessoas?

Forma seria envolver mais mobilizadores para que não fique em uma só pessoa a responsabilidade de desenvolver os trabalho dentro das comunidades.